Grupos de trabalho marcam segundo dia do Fórum de Cooperação na Suécia

14/02/2017 - 16:37  •  Atualizado 15/02/2017 17:22

Palestras, debates e grupos de trabalho marcaram o segundo dia do sexto seminário do Fórum de Cooperação Acadêmica da Suécia, que está sendo realizado na Universidade de Estocolmo com o objetivo debater futuras parcerias em projetos de pesquisas entre universidades do Brasil, China, Singapura, Indonésia, Coreia do Sul e o país anfitrião do evento.

A Ufes foi convidada a participar do evento, sendo representada pela vice-reitora Ethel Maciel (na foto, ao lado da ministra da Educação Superior e Pesquisa da Suécia, Helene Hellmark Knutsson; do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap, Sérgio Luiz Gargioni; e do diretor de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais do MEC, Mauro Rabelo).

O evento teve início na noite de segunda-feira, 13, e prossegue até o dia 16, com visitas a seis das principais universidades suecas: ChalmersEstocolmoKTH Instituto Real de TecnologiaLinköpingLund e Uppsala.

Pelo Brasil, a Ufes foi convidada para participar do evento ao lado das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Bahia (UFBA), além da Universidade de São Paulo (USP). Outras instituições brasileiras presentes são o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O evento aborda questões chave como 1) Como apoiar o estabelecimento de uma efetiva plataforma de cooperação bilateral? e 2) Como manter projetos de cooperação em um cenário de escassez de financiamentos?. A partir daí, poderão surgir possibilidades de desenvolvimento e fortalecimento de cooperações já existentes, o estabelecimento de novas parcerias e iniciativas entre as universidades envolvidas, a criação de oportunidades para que questões críticas em âmbito global sejam exploradas em conjunto e a parceria entre universidades e empresas em busca de inovações.

A primeira edição do seminário ocorreu na Coreia do Sul, em abril de 2015; a segunda, em Singapura, e a terceira na China, ambas em novembro do mesmo ano; o quarto encontro foi em março de 2016, na Indonésia; e o quinto, no Brasil, em maio.

Avanços

Para a secretária de Relações Internacionais da Ufes Patrícia Cardoso, o fato de a Universidade participar como convidada desse seminário é um reconhecimento dos avanços na área de cooperação internacional desenvolvidos no estado: "esperamos que surjam grandes projetos de parcerias com universidades dos seis países envolvidos, ampliando nosso leque de oportunidades para professores, pesquisadores e estudantes da Ufes".

A Universidade conta atualmente com 84 projetos de cooperação em vigor, com universidades de 25 países.