Grupos PET da Ufes se reúnem e discutem atividades

02/02/2017 - 14:26  •  Atualizado 02/02/2017 14:26

O auditório do Centro Tecnológico da Ufes, em Goiabeiras, sediou a abertura das atividades para o próximo semestre dos Grupos de Trabalhos do Programa de Educação Tutorial (PET). O objetivo principal do evento, que começou nesta quinta-feira, 2, e termina nesta sexta, 3, é promover uma maior interação dos grupos PET da Universidade, discutir e propor práticas que promovam soluções para os dilemas da educação universitária e, ao mesmo tempo, reforçar uma integração mais eficiente e produtiva entre ensino, pesquisa e extensão. A abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação da Ufes, professora Zenólia Figueiredo.

O PET está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e ocorre em duas  modalidades: o PET de cursos, que reúne estudantes de uma mesma área de conhecimento, que se destacam em sua graduação; e o PET conexões, que pode agregar grupos de estudantes de um mesmo curso ou grupos multidisciplinares, envolvendo alunos de diferentes cursos de graduação. Esta modalidade pretende atender prioritariamente estudantes de baixa renda, com o objetivo adicional de garantir sua permanência nas instituições de ensino.

Atualmente, na Ufes possui 13 PETs: Administração, Conexões Cultura, Economia, Educação Física, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Conexões Educação, Conexões Licenciatura, Matemática, Psicologia,  Serviço Social e o PET Conexões ProbBio. Cada programa é composto por aproximadamente 12 alunos bolsistas, que recebem auxilio mensal para desenvolver atividades extracurriculares que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. Desta forma, a meta principal é formar profissionais críticos e atuantes, capazes de modificar a realidade regional e nacional.

Texto e foto: Jorge Lellis

Edição: Ana Paula Vieira