Hucam oferece serviço de acupuntura

19/08/2013 - 08:31  •  Atualizado 21/08/2013 08:43
Compartilhe

Por Jorge Medina

Pessoas com histórico de doenças crônicas e que precisam de tratamentos alternativos, pacientes com alergia a medicamentos ou, ainda, que sentem dores e não encontram alívio nos tratamentos convencionais. Esse é o perfil das pessoas atendidas pelo serviço de acupuntura do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

Funcionando há cerca de 10 anos, o serviço realiza uma média de 60 atendimentos por mês. Para os coordenadores do programa,  os médicos Regina Maria Araújo Coelho e Roni Chaim Makumal, a acupuntura deve ser utilizada como recurso terapêutico alternativo  na prevenção e no tratamento de patologias osteoarticulares (ossos e articulações), neuromusculares (nervos e músculos) e pneumofuncionais (respiratórias).

“São problemas que acometem o indivíduo, diminuindo sua autonomia e incapacitando-o para as atividades diárias”, explica Regina.

Agendamento – Para serem atendidos, os pacientes precisam de encaminhamento fornecido por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos diagnóstico (um laudo médico) para que o tratamento possa ser realizado de imediato.

Os interessados em participar do serviço devem procurar o ambulatório de Dermatologia do Hucam para inscrição. Novos pacientes são chamados a partir da alta médica dos que já estão em andamento.

Os atendimentos são realizados às terças, quartas e sextas-feiras, no período da tarde, e cada paciente permanece de dois três meses em tratamento. As sessões são semanais e têm duração de uma hora. Informações pelo telefone 3335.7324.