Hucam realiza dia de conscientização sobre ruído nessa quarta-feira (24)

22/04/2013 - 10:39  •  Atualizado 24/04/2013 09:58

Por Jorge Medina

O curso de Fonoaudiologia da Ufes promove, nessa quarta-feira (24), o Dia de Conscientização sobre o Ruído. Para lembrar a data, diversas atividades serão realizadas em frente ao Hospital Universitário (Hucam), em Maruípe.

O objetivo é informar e orientar a população e as autoridades sobre o ruído e a poluição sonora e seus efeitos na saúde dos indivíduos e no meio ambiente, bem como conscientizar a sociedade da responsabilidade em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.

O evento terá início às 9 horas com um café da manhã e distribuição de folders explicativos relatando a importância da diminuição do ruído. Também serão realizados exames de audição com objetivo de identificar perdas auditivas e presença de patologias.

Às 14 horas, acontece no auditório do curso de Enfermagem uma palestra sobre o ruído e a audição com professores e alunos do curso de fonoaudiologia da Ufes. Haverá também a exposição de uma orelha inflável gigante e conscientização sobre o impacto do ruído para a audição e a funcionalidade e características de um dos mais importantes órgãos do corpo humano.

Estudos indicam que o ruído está entre os principais agentes causadores de doenças, como estresse, insônia, depressão e perda auditiva. O ruído, junto com outros agentes causadores, também está relacionado com mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos.

O evento tem a coordenação da professora Carmen Barreira-Nielson e faz parte das comemorações do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, que acontece em várias instituições do mundo, sempre no dia 24. A intenção é destacar o impacto do ruído na vida das pessoas e proporcionar uma  conscientização sobre esse problema que afeta a população mundial. Mais informações pelos telefones 3335.7548 e 3335.7223.

Recomendações para uma audição saudável:

- Usar protetores auditivos sempre que for exposto a níveis de ruído intenso;

- Evitar frequentar ou permanecer em locais com muito barulho;

- Evitar escutar música no carro ou fones de ouvido em volume alto;

- Fechar as janelas do veículo em trânsito intenso;

- Evitar incomodar a vizinhança com ruído intenso, respeitando os limites e horários;

- Evitar ficar próximo das caixas de som em shows musicais e eventos;

- Evitar que as crianças manuseiem brinquedos sonoros;

- Preferir equipamentos e eletrodomésticos mais silenciosos;

- Obter orientações profissionais sobre a acústica de ambientes em projetos arquitetônicos.