Hucam realiza mutirão de Retinopatia Diabética

29/08/2013 - 08:53  •  Atualizado 02/09/2013 07:40

Por Jorge Medina

Neste sábado, dia 31 de agosto, a partir das 8 horas, será realizado o mutirão de Retinopatia Diabética. A ação acontece no ambulatório de Oftalmologia, Casa 4, no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes ( Hucam),.

A retinopatia diabética é o comprometimento ocular causado pelo diabetes e atinge de 20% a 30% das pessoas com Diabetes Mellitus. É a maior causa de cegueira em pessoas na faixa etária entre 20 e 65 anos. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que aquelas que não têm a doença e, por esse motivo, necessitam realizar, anualmente, exames para a detecção precoce do problema, já que a doença não apresenta sintomas na fase inicial.

Sintomas

O sintoma mais comum da retinopatia diabética e á vista embaçada, pontos escuros ou manchas na visão ou a perda repentina da visão. O diabetes afeta o sistema circulatório da retina, uma camada de prolongamento dos nervos onde estão as células receptoras responsáveis por perceber a luz e ajudar a enviar as imagens ao cérebro.

“A retinopatia diabética não provoca dores e, muita vezes, impossibilita os pacientes de perceberem os sintomas, ou quando os percebem,  já se encontram em grau avançado, piorando assim seu prognóstico. O melhor tratamento é a prevenção através de consultas oftalmológica regulares e controle rigoroso do nível de açúcar no sangue” ressalta a professora do departamento de Medicina Especializada do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Diusete Pavan, coordenadora do mutirão.

As pessoas que têm diabetes poderão realizar os exames gratuitamente. A equipe do Hucam, formada por oftalmologistas, residentes e alunos, fará um exame completo de oftalmologia e um mapeamento da retina. Diagnosticada a doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento. É aconselhável apresentar um documento de identidade.

Em 2012 o mutirão bateu um novo recorde atendendo 810 pacientes. Além disso, foram marcados 200 procedimentos a laser, a serem feitos no ambulatório de oftalmologia do Hucam, que é considerado o maior centro de tratamento com laser de retinopatia diabética do Estado.

O mutirão, que teve início em 1999, é realizado anualmente e também realiza exames de glicemia capilar, pressão arterial, altura, peso e cálculo do índice de massa corpórea e exame do fundo de olho.

Mais informações pelo telefone 3335.7186.