Hucam realiza simpósio sobre desafios e oportunidades do hospital do futuro

Com a proposta de pensar conceitos e concepções sobre o "hospital do futuro" e a importância dos líderes institucionais para que, ao longo do ciclo de planejamento estratégico, tomem decisões a partir dessas discussões, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), com a parceria da Secretária de Estado da Saúde (Sesa), realiza nesta segunda-feira, 9, às 19 horas, o Simpósio de Gestão Hospitalar.

Com o tema “Hospital do futuro  – Desafios e Oportunidades”, o evento será realizado no auditório Rosa Maria Paranhos. Os interessados podem se  inscrever gratuitamente, no local. Será emitido um certificado de participação, que poderá ser baixado pela internet para impressão.

Gestão

Desde 2013, o Hucam-Ufes aderiu à gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com objetivo de profissionalizar a gestão, direcionando sua administração por processos, metas e resultados, implementando as políticas da saúde e educação.

Paralelamente, o estado do Espírito Santo aderiu ao Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que atua em parceria com instituições para realizar estudos de avaliação e incorporação de tecnologias; capacitação de recursos humanos; pesquisas de interesse público em saúde, desenvolvimento de técnicas e operação da gestão em serviços de saúde.

Em 2017, a Sesa, com a consultoria do professor Armando Antônio de Negri, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), está desenvolvendo o projeto “Plano Diretor da Rede Hospitalar do Espírito Santo. Neste planejamento participativo estão todos os hospitais que trabalham com usuários do SUS, inclusive o Hucam.

Nestes encontros os hospitais apresentam suas unidades assistenciais e todos os projetos e recursos disponibilizados para a população capixaba. Com foco no futuro, sempre privilegiando o bem-estar e a tranquilidade do paciente.

De acordo com a chefe da Divisão Médica do Hucam, Aparecida das Graças Carvalho Gomes, esse é o hospital do futuro:

“A gestão de um sistema complexo adaptativo como a saúde, grandioso pelas dimensões do país e abrangência da cobertura de direitos dos cidadãos, ainda sofre influências de todo o mundo globalizado e as pessoas interligadas em tempo real, sendo questionadas a mudar e provocar mudanças. É um desafio que necessita de momentos de reflexão estratégica de atores diversos e de saberes de diversas áreas”.

Esta complexidade, atesta a médica Graça Gomes, abre portas para soluções inovadoras e incremento de novas tecnologias para se atingir sua organização, de forma a atender as necessidades expressas e sentidas de seus usuários. “Com toda esta problematização, o simpósio em gestão hospitalar sobre o “Hospital do Futuro” tenta promover um momento de debates de novas ideias e visões de futuro para poder criar novas realidades que melhor atendam aos usuários”, sublinha.

Entre os objetivos ela destaca: sensibilizar sobre a importância de se planejar hospitais e redes hospitalares com novos olhares que busquem soluções para os enormes desafios; Informar sobre visões futuras em gestão de sistemas adaptativos complexos; despertar visões estratégicas; propiciar um palco de integração entre o gestor do SUS e seus diversos parceiros.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Hucam-Ufes
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Edital
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.