Hucam-Ufes vence o Prêmio Excelência em Saúde 2019, na categoria hospitais públicos

19/09/2019 - 16:30  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

Com 40,9% da preferência popular, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) foi o vencedor da edição 2019 do Prêmio Excelência em Saúde, na categoria hospitais públicos. Entre os hospitais da rede pública do estado, foi o que recebeu melhor avaliação na pesquisa de satisfação do usuário. Esta é a segunda vez em que o Hucam-Ufes recebe o Prêmio, promovido pela TV Vitória/Rede Record com o objetivo de reconhecer e revelar as melhores instituições médicas capixabas, avaliando a satisfação dos usuários com os serviços de saúde oferecidos.

De acordo com os organizadores, o prêmio pretende criar um meio de consulta para a sociedade, de modo que as pessoas tenham mais segurança ao procurar serviços de saúde de qualidade no Espírito Santo. Em sua quarta edição, o prêmio também busca estimular o aperfeiçoamento de profissionais que atuam na área de saúde, buscando a excelência do atendimento.

Para a superintendente do Hucam, a médica e professora Rita Checon, o resultado da pesquisa reafirma o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do Hospital. “Somos o maior hospital multiprofissional do estado e isso qualifica a nossa assistência”, destaca.

Formação

Hospital-escola da Ufes, o Hucam é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculado ao Ministério da Educação, e é fundamental na formação dos profissionais da área de saúde. A instituição funciona com 300 leitos, atendendo, gratuitamente e 24 horas por dia, aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é campo de prática para os cursos de graduação e de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de Residência Médica e de Residência Multiprofissional. O Hucam-Ufes recebe pacientes dos 78 municípios do Espírito Santo e também de outros estados, principalmente da Bahia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Rondônia.

Fundado em dezembro de 1967, se transformou no maior complexo médico-hospitalar do Espírito Santo, destacando-se também pela qualidade da assistência oferecida à população. É referência nas áreas de infectologia, pneumologia, tuberculose, dermatologia, hanseníase, Aids, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, reumatologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, gestação de alto risco, mastologia, nefrologia, transplante, cirurgia cardíaca, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica, mudança de sexo, urologia, cirurgia oncológica, transplantes, maternidade de alto risco e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, entre outras.

Além disso, possui vários programas, como o de atenção à saúde da mulher, aos portadores de Aids, aos dependentes químicos e às vítimas de violência sexual. Realiza cirurgias bariátricas e de mudança de sexo. O Hucam-Ufes realiza 1.200 procedimentos cirúrgicos e 16 mil consultas por mês. Por ano, são realizadas, nos 129 consultórios existentes, mais de 200 mil consultas médicas em quase 150 áreas de saúde, 15 mil atendimentos de urgência, 500 mil exames laboratoriais de análises clínicas, 14 mil cirurgias, dez mil internações, 1.200 procedimentos cirúrgicos, 1.500 partos e 25 mil exames por imagem, entre outros procedimentos. Atende 70% dos pacientes de urologia do estado, possui o melhor serviço de patologia e é o hospital que mais opera câncer no Espírito Santo.

Texto: Luiz Vital e Jorge Medina