Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é tema de debate nesta quinta, 4

02/04/2019 - 17:17  •  Atualizado 04/04/2019 18:42

O Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa) da Ufes realiza na próxima quinta-feira, 4, a partir das 14 horas, uma mesa redonda sobre o tema A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho. O evento será no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras. A participação é aberta ao público e tem entrada gratuita, sendo dirigido principalmente a pessoas com algum tipo de deficiência física e seus familiares.

Segundo a coordenadora do Laefa, professora Maria das Graças de Sá, o objetivo da mesa é “iniciar um debate com o Ministério Público do Trabalho, as empresas e a Universidade, no sentido de garantir às pessoas com deficiência o direito de assumir com autonomia os diferentes papeis que lhes são requeridos no mercado”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem um milhão de habitantes com algum tipo de deficiência e mais de 320 mil pessoas com deficiência severa no estado do Espírito Santo. Algumas delas adquiriram a deficiência por fatores externos, como violência urbana, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, práticas de esportes radicais e outros motivos.

O Laefa foi criado em 1993 e atua com projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação inicial e continuada de professores de Educação Física na perspectiva da inclusão. O público-alvo é composto por crianças, jovens, adultos e idosos com baixa-visão, cegueira, deficiência intelectual, autismo, além de familiares e cuidadores destes indivíduos.

Clique aqui e assista aqui matéria sobre o Laefa produzida pela TV Ufes.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)