IncubaUfes vai fomentar o desenvolvimento de incubadoras de empresas

07/12/2016 - 15:10  •  Atualizado 08/12/2016 16:57

Representantes do corpo docente da Ufes, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do empresariado capixaba tomaram posse nesta terça-feira, 6 de dezembro, como membros da Comissão Gestora do Programa de Incubação de Empresas da Ufes (IncubaUfes).

A IncubaUfes objetiva apoiar estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos em Educação, além da comunidade em geral, de forma a permitir uma alternativa profissional diferenciada. Compete à IncubaUfes deliberar sobre as políticas e ações para o bom funcionamento das incubadoras e deliberar sobre os instrumentos jurídicos necessários ao funcionamento das mesmas, tais como, regimentos internos, editais, contratos, entre outros.

A Comissão Gestora da IncubaUfes está subordinada ao Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init) e é responsável por analisar as propostas de criação de novas incubadoras e os processos de adequação das incubadoras atualmente em operação na instituição, além de monitorar e avaliar o funcionamento do Programa.

A cerimônia foi realizada no Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs), na Reitoria, e contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte.

Empreendedorismo

O professor e diretor do Init, Antônio Alberto Ribeiro Fernandes (na foto, em pé), ressaltou o propósito da IncubaUfes de incentivar o empreendedorismo entre os estudantes universitários e mostrar as várias possibilidades de atuação no mercado antes da conclusão da graduação. "É um ponto de transferência de conhecimento, ciência e tecnologia para os setores públicos e privados da sociedade", afirmou. O professor enfatizou ainda a participação de membros do empresariado capixaba e Sebrae na Comissão Gestora da IncubaUfes.

Conheça quem são os membros da IncubaUfes:

- Antônio Alberto Ribeiro Fernandes – Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init).

- Iuri Drumond Louro – Diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

- Jane Meri Santos (suplente) - Diretora do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

- Roberto Garcia Simões - Representante indicado pela Pró-Reitora de Extensão (Proex).

- Vânia da Silva Ribeiro (suplente) - Representante indicado pela Pró-Reitora de Extensão (Proex).

- Roney Pignaton da Silva – Representante indicado pelo Conselho Universitário da Ufes.

- Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro (suplente) – Representante indicado pelo Conselho Universitário da Ufes.

- Giovanni de Oliveira Garcia – Representante indicado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão da Ufes.

- Rodrigo Dias Pereira (suplente) – Representante indicado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão da Ufes.

- Franco Machado – Representante da comunidade empresarial e/ou empreendedora do Estado do Espírito Santo.

- Felipe Wanderley Loureiro (suplente) – Representante da comunidade empresarial e/ou empreendedora do Estado do Espírito Santo.

- Mário Roberto Barradas da Silva – Representante titular do Sebrae/ES.

- Carine Zorzaneli Thomazi – Representante suplente do Sebrae/ES.

Texto e foto: Jorge Medina