Informática e engenharias Elétrica e Ambiental abrem seleção para pós-graduação

07/11/2018 - 14:29  •  Atualizado 08/11/2018 17:30

Os programas de pós-graduação em Informática, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental divulgaram editais para seleção de suas turmas de 2019. A oportunidade é para mestrado em Informática, mestrado em Engenharia Elétrica e mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental. Nesse último programa, podem se inscrever brasileiros e estrangeiros.

Confira abaixo o público-alvo, número de vagas, período de inscrições e demais informações.

Engenharia Elétrica

O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) está com inscrições abertas até 19 de novembro, para alunos regulares e especiais.

Estão sendo ofertadas 47 vagas para alunos regulares, distribuídas entre as linhas de pesquisa: Processamento de Energia e Sistemas Elétricos (15); Engenharia Biomédica e Processamento de Sinais (5); Robótica, Controle e Automação (7); e Telecomunicações e Tecnologia da Informação (20).

Na seleção para alunos especiais, as vagas estão distribuídas por linha de pesquisa, da seguinte forma: os candidatos que tiverem se formado até 1º de março de 2018 poderão se candidatar às linhas de pesquisa Processamento de Energia e Sistemas Elétricos (2 vagas) e Telecomunicações e Tecnologia da Informação (4 vagas).

Já os candidatos que estiverem cursando o último semestre em 2019/1 poderão se candidatar às linhas de pesquisa Processamento de Energia e Sistemas Elétricos (1 vaga) e Telecomunicações e Tecnologia da Informação (2 vagas).

Tanto os candidatos a alunos regulares quanto a alunos especiais deverão observar o Fator de Modulação, especificado nos respectivos editais. Esse fator define a relação entre cada linha de pesquisa do programa e os cursos de graduação aceitos nos processos seletivos.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria do PPGEE, no Centro Tecnológico do campus de Goiabeiras, em Vitória, ou por Sedex.

Mais informações no site do Departamento (acesse aqui) e pelo e-mail ppgee@ele.ufes.br.

Engenharia Ambiental

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) está com inscrições abertas até 13 de novembro, para seu curso de mestrado, e até 21 de novembro para doutorado. O público-alvo do processo seletivo são os profissionais com cursos de graduação relacionados com as linhas de pesquisas do PPGEA e com os projetos dos professores orientadores do Programa. Poderão se candidatar brasileiros e estrangeiros, em igualdade de concorrência.

Para mestrado são ofertadas 15 vagas e, para doutorado, 12. As oportunidades oferecidas pelo Programa estão distribuídas por linha de pesquisa e por orientador. Para algumas linhas, também é possível se candidatar como aluno especial. O PPGEA compreende três áreas de concentração: Poluição do ar, Recursos hídricos e Saneamento ambiental.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do PPGEA, localizada no Centro Tecnológico, campus de Goiabeiras, em Vitória. Também serão aceitas inscrições pelos correios (Sedex ou similar), desde que recebidas na Secretaria do PPGEA até o último dia do prazo de inscrições.

Mais informações no site do Departamento de engenharia ambiental (clique aqui) ou ainda pelo nº 27 3335-2324 – ramal 9510.

Informática

O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) está ofertando 29 vagas para ingresso em 2019. As inscrições podem ser feitas de 13 a 28 de novembro, pelo e-mail ppgi@inf.ufes.br.

O processo seletivo é dirigido para os egressos de cursos de graduação nas áreas afins às linhas de pesquisa do PPGI. Dentre os requisitos, é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (PosComp). Serão aceitos os resultados dos Exames realizados nos anos de 2017 e 2018.

Mais informação pelo e-mail ppgi@inf.ufes.br ou pelo nº (27) 4009-2324/ ramal 5126.

Outras informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas nos editais anexados abaixo. Eventuais alterações nesses documentos e os resultados das etapas dos processos devem ser acompanhados nos sites de cada programa de pós-graduação.

Texto: Nábila Corrêa