INIT abre inscrições para Seleção de Empreendimentos Incubados pela Ufes

14/09/2017 - 18:20  •  Atualizado 14/09/2017 18:20

O Instituto de Inovação Tecnológica (Init), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), está com as inscrições abertas para Seleção de Empreendimentos Incubados pela Ufes. O edital abriu apenas uma vaga e o prazo para quem está interessado em participar termina no dia 10 de outubro.

O objetivo principal da incubação de empresas é alavancar negócios que depois serão inseridos na sociedade. “Uma vez tendo o projeto aprovado pelos avaliadores do edital, o projeto é encaminhado para a área afim, em que a equipe técnica da Universidade avalia o mercado, aperfeiçoa o produto e, quando a empresa alcança a sua robustez, ela se ‘gradua’, ou seja, vai para o mercado”, explica o diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init/PRPPG), professor Antônio Alberto Ribeiro Fernandes.

Poderão submeter propostas ao presente edital os candidatos que possuam formação acadêmica e áreas de atuação compatíveis com a proposta apresentada no edital; e que apresentem projeto com viabilidade técnica, econômica, mercadológica, bem como de caráter inovador. Além disso, a ideia também precisa ter aderência tecnológica nas seguintes áreas de atuação: exatas, humanas, biológicas e sociais.

O projeto selecionado contará com diferentes tipos de apoio: na gestão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de negócio; no aspecto tecnológico para o desenvolvimento dos produtos e processos inovadores; na promoção da rede de relacionamento com instituições científicas, tecnológicas e entidades empresariais para a formação de parcerias estratégicas; e na identificação de pesquisadores e profissionais que possam aprimorar os produtos, processos e serviços do empreendimento incubado. Também são oferecidos suportes técnicos para elaboração de projetos para captação de recursos, para depósito de patentes e demais registros junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e para as questões jurídicas que envolvam o incubado.

O edital prevê um período de dois anos, sendo possível a prorrogação por mais 12 meses para a conclusão dos trabalhos.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 4009-7885.

Todos os documentos necessários para a inscrição, critérios de seleção, prazos e formulários que precisam ser preenchidos estão disponíveis no edital anexado abaixo.

Texto: Letícia Nassar