Inscrições abertas para Curso de Extensão Língua e Cultura Árabes

Estão abertas até o dia 7 de março as inscrições para o Curso de Extensão Língua e Cultura Árabes - Módulo 1, na modalidade de ensino presencial. Serão ofertadas 70 vagas e os interessados deverão se inscrever por meio do endereço eletrônico indicado no edital anexado abaixo.

A previsão é que as aulas tenham início ainda no mês de março. Elas serão ministradas aos sábados, a partir das 13h30, com duração de 1h30min cada aula. O curso é gratuito e terá duração de 18 meses, acompanhando o calendário oficial da Ufes,.contabilizando uma carga horária total de 160 horas.

O curso faz parte do projeto de extensão “Árabe Vitória”, que objetiva aproximar a comunidade capixaba da língua e cultura árabe. O curso é aberto a qualquer pessoa interessada, não sendo necessário ter vínculo com a Universidade.

Ele é realizado em parceria com o programa “Entre Comunidades”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Cátedra

O Projeto “Árabe Vitória” conta com o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, um selo que a Ufes recebeu das Organizações das Nações Unidas (ONU) pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvimentos na Universidade na área de Direito Internacional e refugiados. 

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi criada em 2013 em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e tem como objetivo de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, promovendo a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes sobre o assunto, além de priorizar o trabalho direto com as pessoas refugiadas e a sua inclusão na vida acadêmica, bem como desenvolver atividades que objetivem a incorporação da temática do refúgio na agenda acadêmica da instituição.

Com o selo, a Ufes vem aprofundando suas atividades relacionadas ao tema no ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é ajudar refugiados que chegam ao Espírito Santo. Um exemplo disso foi o acréscimo da disciplina Direito Internacional dos Refugiados e Migrantes na grade curricular do curso de Direito. A Ufes pretende ainda oferecer vestibular especial para os estrangeiros e aulas de português.

Para a professora do Departamento de Direito e co-titular da Cátedra, Brunela Vincenzi, esse selo representa um reconhecimento de que a Ufes é uma instituição de ensino de excelência e pode ser parceira da ONU, e com isso, ajudar nas questões humanitárias.

 

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.