Inscrições abertas para curso de português dirigido a estrangeiros e refugiados

26/09/2017 - 10:44  •  Atualizado 03/10/2017 17:17

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes, em parceria com o Núcleo de Relações Internacionais e a Comissão de Direitos Humanos Ufes, está realizando o Projeto Construção de Cidadania por Meio da Língua: Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira dirigido a estudantes estrangeiros na Ufes e refugiados.

O projeto, coordenado pelas professoras Kyria Finardi e Brunela Vicenzi e financiado pela bolsa Pibex, oferece 20 vagas para estudantes estrangeiros e refugiados que queiram aprender português e um pouco sobre a cultura brasleira. São 13 aulas expositivas, sendo duas horas de aula por semana, sempre às quartas-feiras, das 15 às 17 horas.

“A ideia do projeto é fazer uma abordagem de conteúdos diversos por meio da língua portuguesa, visando a inserção dos refugiados e estrangeiros na nossa sociedade”, afirma a presidente da cátedra e professora do curso de Direito, Brunela Vincenzi.

As aulas são gratuitas e os interessados podem se inscrever por meio dos endereços eletrônicos catedrasergiovieirademello@ufes.br ou csvm@ufes.br .

Cátedra Sérgio Vieira de Mello

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes foi criada em uma parceria da Universidade com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiafdos (ACNUR) em agosto de 2015, e tem como objetivo promover e difundir e Direito Internacional Humanitário, o Direito Internacional dos Direitos Humanos e, em especial, o Direito Internacional dos Refugiados que encontrem-se sob a proteção internacional do Governo do Brasil, bem como desenvolver atividades que objetivem a incorporação da temática do refúgio na agenda acadêmica da instituição.

No âmbito do Gabinete da Reitoria, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes é vinculada à Comissão Interdisciplinar de Apoio aos Refugiados e Migrantes na Ufes, criada pela Portaria nº 2.521, de 30 de outubro de 2014,

Conheça a programação do curso:

OUTUBRO

04/10 – Aula experimental