Inscrições abertas para Curso em Arte Contemporânea

01/10/2015 - 17:22  •  Atualizado 05/10/2015 17:15

Já estão abertas as inscrições para o Curso em Arte Contemporânea da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte, uma realização do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a EDP, distribuidora e geradora de energia elétrica do Espírito Santo, com o apoio do Instituto EDP.

O curso ocorrerá na Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU), no campus de Goiabeiras da Ufes, nos dias 07 e 14 de novembro, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas,  no qual serão abordados conteúdos sobre curadoria, o sistema da arte, o panorama do circuito da arte no Brasil e no mundo, os editais e outros mecanismos de apoio a artistas, reflexões acerca do processo de montagem de portfólio de acordo com a poética de cada artista, além do desenvolvimento dessas poéticas.

Voltado para jovens artistas, a intenção dos encontros é fornecer informações que possam contribuir para a formação de quem já desenvolve trabalhos em artes visuais, é estudante de artes ou pretende ser artista. O curso será ministrado por Fernanda Albuquerque e Matias Monteiro, ambos curadores com vasta experiência e extensa pesquisa sobre arte contemporânea.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas online no link: http://goo.gl/forms/1Dr3WFwS9x. Cada candidato deve escolher a sua cidade, fornecer seus dados pessoais, breve currículo, disponibilizar links de seus trabalhos em áudio, vídeo e imagens, além de responder a uma pergunta sobre a motivação para participar do curso. São 20 vagas disponíveis e as inscrições em Vitória encerram no dia 28 de outubro. Haverá uma seleção entre os inscritos e os selecionados serão comunicados por e-mail a partir do dia 03 de novembro.

Uma publicação sobre a montagem de portfólios de artista também está sendo produzida. Esse material será apresentado aos participantes nos cursos e posteriormente disponibilizado gratuitamente no site do Instituto Tomie Ohtake. O objetivo é que a publicação possa auxiliar os artistas a refletirem sobre as quais são as formas mais adequadas de apresentação de seus trabalhos.

Prêmio

O Prêmio Energias na Arte tem como objetivo estimular, formar e valorizar novos talentos artísticos em todo o País, além de proporcionar uma primeira inserção profissional através da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Podem participar artistas de todo o Brasil com idades entre 18 e 27 anos. O lançamento do prêmio, bem como a divulgação do edital com as informações sobre o processo de seleção serão realizados a partir de fevereiro de 2016.

O Curso em Arte Contemporânea da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte ocorrerá em Vitória (ES), Palmas (TO) e Mogi das Cruzes (SP), e conta com os apoios da Galeria de Arte Espaço Universitário da Ufes; Diretoria de Arte e Cultura da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes.

Conheça o currículo dos palestrantes:

Fernanda Albuquerque - curadora, educadora e pesquisadora de arte. Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRGS (2015), Porto Alegre, com estágio na University of the Arts, Londres, possui mestrado pela mesmo programa e instituição (2006). Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011), quando atuou como Coordenadora Curatorial da Casa M; e Curadora de Artes Visuias do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Como curadora independente, organizou diversas exposições e colaborou com instituições de relevo como Fundação Ecarta, Museo Murillo, CCSP, Bienal do Mercosul, SESI-RS, Centro Universitário Maria Antonia e Instituto Tomie Ohtake. Em 2010, recebeu o prêmio Estudos e pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo.

Matias Monteiro - doutorando em Arte na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília e professor substituto do curso de bachalerado em Museologia (FCI/UnB). Atua como artista, curador, expografo e junto a programas educativos em museus e centros culturais.  Foi Palestrante e Produtor de Conteúdos do Educativo Bienal (Fundação Bienal de São Paulo); curador de mapeamento da região Centro-Oeste no programa RUMOS Itaú Cultural 2011-2013; foi Consultor Pedagógico do projeto Gente Arteira, da CAIXA Cultural Brasília e professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM).

Com informações do Instituto Tomie Ohtake e da Pool de Comunicação.