Inscrições abertas para o I Colóquio Internacional de Estudos Greco-Romanos

16/11/2016 - 18:11  •  Atualizado 18/11/2016 17:13

O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir) abre as portas que dão acesso ao passado e convida estudantes, professores, pesquisadores e interessados na Antiguidade Clássica a participarem do I Colóquio Internacional de Estudos Greco-Romanos, que acontecerá de 23 a 25 de novembro, no Anfiteatro 1, localizado no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN/Ufes), campus de Goiabeiras. O tema do Colóquio é “Espaços do sagrado na cidade antiga”.

O evento contará com a presença de integrantes da equipe de Arqueologia Clássica da Universidade do Minho (Portugal), além de destacados historiadores e arqueólogos brasileiros. O objetivo do encontro é investigar o ethos sagrado do espaço urbano na Antiguidade Clássica, e isso tanto em contexto pagão quanto em contexto cristão. Os inscritos também poderão participar de dois minicursos sobre a relação da cidade antiga com o sagrado, a ser ministrados pelos professores Maria Manuela Martins e Jorge Manuel Pinto Ribeiro, da Universidade do Minho.

As inscrições como ouvintes ocorrerão entre os dias 16 e 23 de novembro, na sede do Leir, que fica no prédio Bárbara Weinberg II (CCHN), 1º andar.   Os inscritos poderão frequentar ambos os cursos ofertados.  O formulário de inscrição e a programação completa do evento podem ser acessados no endereço eletrônico www.leir.ufes.br.

O evento é uma iniciativa do Leir/ES com apoio do Programa de Pós-Graduação em História, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e uma parceria com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

Texto: Letícia Nassar