Inscrições abertas para a oficina Introdução ao Documentário Criativo

17/11/2017 - 16:32  •  Atualizado 21/11/2017 17:32

Começam neste sábado, 18, as inscrições para a oficina Introdução ao Documentário Criativo, ministrada pelo cineasta capixaba Ricardo Sá e pelo documentarista espanhol Alberto Grecinano, com carga horária de 20 horas-aula.

A oficina será realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro, das 14 às 18 horas. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de novembro.

Serão oferecidas 30 vagas. O critério de seleção será apresentar uma ideia (no máximo em uma página) para a realização de documentário. O texto deve ser enviado para ricalles@gmail.com com o assunto "oficina". A lista dos selecionados será enviada por e-mail no dia 30 de novembro.

A oficina é realizada pela Secretaria de Cultura da Ufes e tem o objetivo de apresentar as principais ferramentas teórico-práticas para a realização de um documentário de curta duração. As inscrições são gratuitas e tem como público-alvo a comunidade em geral (pessoas acima de 16 anos), preferencialmente sem experiência, ou com pouca experiência, em realização audiovisual.

“A oficina melhora a possibilidade de inserção dos participantes no crescente mercado de trabalho do audiovisual, que este ano, apenas no Espírito Santo, já conta com editais que somam quase R$ 4 milhões”, afirma o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.

Durante a oficina, que tem apoio do curso de Cinema da Ufes, serão exibidos trechos de diversos filmes, com comentários sobre modos, estilos, técnicas e tendências. Também serão apresentadas as etapas da realização de um documentário criativo (ideia, pesquisa, projeto, filmagem, edição e finalização), além de teoria e prática em operação de câmera e som, e edição.

Orientadores

Ricardo Sá tem 51 anos e é documentarista com formação em Jornalismo pela Ufes, autor de 37 documentários criativos exibidos em cerca de 130 festivais nacionais e internacionais. Seus filmes são também utilizados em programas da Educação, História e Ciências Sociais da Ufes.

Já ofereceu workshops em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Centro Cultural SESC-Gloria, Circuito Cultural de Vitória, Universidade de São Carlos (SP), entre outros.

Alberto Greciano, 42 anos, é espanhol de Madri, radicado no Brasil desde 2010. Estudou direção e roteiro de documentários na Escola Internacional de Cinema e Televisão (San Antonio de Los Baños - Cuba) e História e Estética do Cinema na Edinburgh University (Escócia).

Tem experiência em documentários e comerciais nas tarefas de direção, edição, produção, fotografia e distribuição. Dentre os títulos que tiveram uma maior carreira por festivais nacionais e internacionais se encontram "Canoa de um Pau Roxo" (2008) e "Perto da Maresia" (2010). Também atua na curadoria e catalogação de acervos audiovisuais e, através de cursos e palestras, na formação crítica de profissionais na área da comunicação audiovisual.

Texto: Thereza Marinho