Inscrições abertas para Processo Seletivo de Vagas Surgidas até 7 de maio

21/04/2015 - 18:12  •  Atualizado 23/04/2015 15:58

Estão abertas, até o dia 7 de maio, as inscrições para os interessados em realizar transferência de curso, novo curso superior de graduação, remoção ou reopção de curso na Ufes. O edital do Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS) tem 1.086 vagas em 66 cursos de graduação para todos os campi da Universidade.

Estão sendo ofertadas 546 vagas para Vitória, 300 vagas para Alegre e 240 vagas para São Mateus. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.psvs.ufes.br, onde também está publicado o edital nº 001/2015-PSVS/UFES, de abertura do processo. A taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 pode ser paga até o dia 8 de maio. A solicitação da isenção da taxa pode ser feita até 28 de abril.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira etapa será uma prova com questões objetivas de disciplinas, que variam para cada curso, com data prevista para 21 de junho. O edital com os locais de prova será publicado no dia 13 de junho e o resultado final será divulgado no dia 8 de julho. A segunda etapa prevê a análise de documentos para os aprovados na 1ª etapa e a entrega será nos dias 9 e 10 de julho. O resultado final do PSVS está previsto para ser divulgado no dia 18 de julho.

Origem

As vagas surgidas são vagas oriundas de situações como morte de aluno; transferência do aluno para outra Instituição de Ensino Superior (IES); remoção de curso por mudança de local ou turno do curso; reopção de curso, definida como a mudança de curso; não preenchimento das vagas do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação; desistência de vaga; ou desligamento por sanção disciplinar, por abandono de curso ou por reprovações.

As vagas surgidas em cada ano são contabilizadas no início do ano seguinte e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, de acordo com as regras contidas na Resolução 47/2010-Cepe/Ufes

Texto: Hélio Marchioni