Inscrições abertas até 12 de março para o Programa de Assistência Estudantil

26/02/2019 - 18:25  •  Atualizado 28/02/2019 17:28

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) está com inscrições abertas, até 12 de março, para o Programa de Assistência Estudantil (Proaes) da Ufes, por meio do Edital 01/2019. O cadastramento é voltado para estudantes de cursos presenciais, ingressantes ou veteranos, que tenham renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Os estudantes que já estiverem cadastrados na lista de espera do Proaes referente ao Edital 04-Proaeci/2018 serão automaticamente incluídos em listagem de ranqueamento. Caso sua realidade socioeconômica ou de moradia tenha sofrido alteração, poderão atualizar as informações referentes às mudanças no mesmo prazo para novos cadastros.

Os auxílios que podem ser concedidos por meio do Edital 01/2019 da Proaeci são:  Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte, Auxílio Material de Consumo e Auxílio Empréstimo Estendido de Livros. Além da renda per capita, serão analisados, como indicadores socioeconômicos, a situação de moradia do grupo familiar, situação ocupacional e trajetória escolar.

Os estudantes deferidos na análise socioeconômica do Edital 01/2019 que não se classificarem para recebimentos dos auxílios financeiros, por falta de disponibilidade orçamentária, irão compor nova lista de espera, tendo direito, porém, ao Auxílio Alimentação e aos auxílios não financeiros previstos no Proaes.

O Programa de Assistência Estudantil da Ufes é composto por ações que têm o objetivo de favorecer a permanência do estudante beneficiado na Universidade e a conclusão do curso superior, contribuindo para reduzir os índices de retenção ou evasão.

Os novos cadastros e a atualização das informações devem ser feitos no Portal da Assistência Estudantil (clique aqui). Mais informações sobre o Proaes e sobre os auxílios disponíveis, entre outras, podem ser obtidas no edital anexado abaixo e no site da Proaeci (acesse aqui).

Texto: Nábila Corrêa