Inscrições abertas para bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica

25/04/2019 - 12:04  •  Atualizado 26/04/2019 18:29

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes está oferecendo mais de 500 bolsas para estudantes de graduação, e as com inscrições vão  até 20 de maio. Cada bolsista contemplado receberá R$ 400 por mês, durante 12 meses, com início em agosto de 2019 e término em julho de 2020. O edital completo do PIIC 2019/2020 está publicado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG) – clique aqui. A divulgação do resultado final com a lista dos bolsistas selecionados será publicada em 10 de julho.

Os interessados devem procurar um professor orientador, que será responsável pelo processo de submissão do projeto. O objetivo do Programa é incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação que apresentem bom desempenho acadêmico, preparando-os para a pós-graduação e para melhor atuação no mercado de trabalho.

O diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli, destacou que mais importante que receber a bolsa é o aluno sair da Universidade como um profissional diferenciado. “Um estudante de graduação faz as disciplinas, consegue o diploma e se torna um profissional. Mas, o aluno que participa do PIIC da Ufes vai ter um diferencial na sua carreira, devido à experiência na área de pesquisa. Na iniciação científica, ele vai ter contato com a produção de artigos científicos, com a pesquisa de um professor orientador e com o universo da inovação. Esse é uma grande oportunidade que os estudantes da Ufes têm à sua disposição”, enfatizou Partelli.

Modalidades

Existem duas modalidades de participação no PIIC: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). A diferença entre eles é que, no Pivic, os estudantes são voluntários, ou seja, não recebem bolsas. Segundo Partelli, os alunos selecionados para o Pibic receberão uma bolsa dependendo da pontuação do professor e do projeto na PRPPG, mas os objetivos e normas são idênticos para ambos os programas. Atualmente, a Ufes conta com 1.016 estudantes participando do PIIC, sendo 543 bolsistas.

Para participar de um projeto de pesquisa, o estudante deve apresentar um subprojeto com objetivo de aprofundar ou complementar uma investigação principal orientada por um professor. Cada orientador poderá ter até dois bolsistas e três voluntários. Todos os projetos participantes do PIIC são apresentados para a comunidade universitária e para a sociedade na Jornada de Iniciação Científica da Ufes, realizada anualmente pela PRPPG em outubro. Neste ano, a Jornada vai para a sua 29ª edição.

Texto: Hélio Marchioni