Inscrições abertas para estudantes que querem solicitar remoção ou reopção de curso

24/05/2019 - 18:18  •  Atualizado 28/05/2019 10:28

Os estudantes da Ufes interessados em mudar de turno ou campus, ou mesmo de habilitação ou curso podem se inscrever, a partir desta sexta-feira, 24, no Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS).  As inscrições prosseguem até 31 de maio, pelo Portal do Aluno, link PSVS, onde o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição e escolher o curso desejado.

Nas graduações com regime de alternância, em que parte da carga horária é cumprida fora da Universidade, os estudantes só poderão solicitar remoção ou reopção entre esses cursos. Em caso de mais de uma solicitação pelo mesmo candidato, será considerado o último registro realizado no Portal. O ingresso dos selecionados na nova situação acadêmica será no segundo semestre de 2019.

Para participar do processo seletivo na modalidade remoção, em que o candidato solicita estudar em novo turno, diurno ou noturno, ou em outro centro de ensino, mas permanecendo no mesmo curso de ingresso, o estudante deverá ter sido aprovado, até o momento da inscrição, em no mínimo 15% da carga horária total do curso de origem. Já na modalidade reopção, em que o aluno solicita mudança de curso ou de habilitação, a exigência é o cumprimento de 15% a 50% da carga horária total do curso.

Prioridade

A prioridade das vagas disponíveis no PSVS será para os estudantes inscritos para remoção e reopção em áreas afins, definidas no edital publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (veja abaixo). Os candidatos serão classificados com base no Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRN). Em caso de empate, será classificado o candidato com maior idade.

Os candidatos que desejarem ingressar nos cursos de Música e Letras-Libras serão submetidos a um Teste de Habilidade Específica (THE). Para as vagas disponíveis em cursos com pré-requisitos de entrada, será realizada a análise curricular pelos colegiados dos cursos.

Os selecionados no PSVS deverão obrigatoriamente manifestar interesse no endereço https://www.sistemasweb.ufes.br/prograd/mio/. As vagas que restarem, após a matrícula, serão consideradas para seleção nas modalidades de novo curso e transferência, que, a partir deste ano, levarão em conta o resultado obtido no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), nas edições a partir de 2009. A previsão é que o edital para essa seleção seja publicado em outubro de 2019.

Mais informações podem ser obtidas no edital anexado abaixo e no endereço www.ps.ufes.br. O candidato também pode tirar dúvidas pelo e-mail processosseletivos@ufes.br ou presencialmente, na Pró-Reitoria de Graduação, no campus de Goiabeiras.

Texto: Nábila Corrêa