Inscrições abertas para estudantes que querem solicitar remoção ou reopção de curso

Os estudantes da Ufes interessados em mudar de turno ou campus, ou mesmo de habilitação ou curso podem se inscrever, a partir desta sexta-feira, 24, no Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS).  As inscrições prosseguem até 31 de maio, pelo Portal do Aluno, link PSVS, onde o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição e escolher o curso desejado.

Nas graduações com regime de alternância, em que parte da carga horária é cumprida fora da Universidade, os estudantes só poderão solicitar remoção ou reopção entre esses cursos. Em caso de mais de uma solicitação pelo mesmo candidato, será considerado o último registro realizado no Portal. O ingresso dos selecionados na nova situação acadêmica será no segundo semestre de 2019.

Para participar do processo seletivo na modalidade remoção, em que o candidato solicita estudar em novo turno, diurno ou noturno, ou em outro centro de ensino, mas permanecendo no mesmo curso de ingresso, o estudante deverá ter sido aprovado, até o momento da inscrição, em no mínimo 15% da carga horária total do curso de origem. Já na modalidade reopção, em que o aluno solicita mudança de curso ou de habilitação, a exigência é o cumprimento de 15% a 50% da carga horária total do curso.

Prioridade

A prioridade das vagas disponíveis no PSVS será para os estudantes inscritos para remoção e reopção em áreas afins, definidas no edital publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (veja abaixo). Os candidatos serão classificados com base no Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRN). Em caso de empate, será classificado o candidato com maior idade.

Os candidatos que desejarem ingressar nos cursos de Música e Letras-Libras serão submetidos a um Teste de Habilidade Específica (THE). Para as vagas disponíveis em cursos com pré-requisitos de entrada, será realizada a análise curricular pelos colegiados dos cursos.

Os selecionados no PSVS deverão obrigatoriamente manifestar interesse no endereço https://www.sistemasweb.ufes.br/prograd/mio/. As vagas que restarem, após a matrícula, serão consideradas para seleção nas modalidades de novo curso e transferência, que, a partir deste ano, levarão em conta o resultado obtido no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), nas edições a partir de 2009. A previsão é que o edital para essa seleção seja publicado em outubro de 2019.

Mais informações podem ser obtidas no edital anexado abaixo e no endereço www.ps.ufes.br. O candidato também pode tirar dúvidas pelo e-mail processosseletivos [at] ufes.br ou presencialmente, na Pró-Reitoria de Graduação, no campus de Goiabeiras.

Texto: Nábila Corrêa