Inscrições abertas para o Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina

Os responsáveis por programas e projetos de extensão desenvolvidos na Ufes entre o segundo semestre de 2019 e junho de 2020 têm até o dia 8 de outubro para enviar os resumos de seus trabalhos e concorrer ao Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. O material deve ser encaminhado, exclusivamente, por meio do formulário disponível em https://cutt.ly/7fC5EMc. Os cinco trabalhos vencedores serão conhecidos durante a 8ª edição da Jornada Integrada de Extensão e Cultura, que abordará o tema Os desafios da educação e a tecnologias em tempos de pandemia. A Jornada acontece durante a Semana do Conhecimento, a ser realizada entre os dias 24 e 26 de novembro.

A premiação do Mérito Extensionista Maria Filina acontece anualmente e, neste ano, devido à pandemia da COVID-19 e à consequente suspensão das atividades presenciais na Ufes, o evento será em formato virtual. Segundo o pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto, o prêmio é uma forma de valorizar e reconhecer os trabalhos de extensão por meio da atuação dos projetos. “Ele gera mais motivação nos estudantes, técnicos-administrativos e professores envolvidos, agregando mais importância às ações de extensão”, afirma.

As inscrições são abertas a todos os programas e projetos regularmente registrados no Portal de Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sendo obrigatória a participação das ações contempladas com bolsa de extensão. Os resumos devem apresentar o trabalho desenvolvido e os resultados atingidos, em um texto com até 2.500 caracteres, sem espaços, parágrafos ou subtítulos. Dentre os itens a serem avaliados, estão indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; difusão de novos conhecimentos ou tecnologias; interdisciplinaridade; e impacto social pela ação transformadora sobre os problemas sociais.

Avaliação

O processo avaliativo será composto por três etapas: triagem, realizada pela comissão organizadora; avaliação por pareceristas ad hoc, nomeados pela Proex; e avaliação pela banca examinadora, que analisará dez trabalhos do campus de Goiabeiras, sete de Maruípe, cinco de Alegre e cinco de São Mateus.

A ação mais bem avaliada de cada um dos campi será divulgada no dia 26 de novembro e cada trabalho receberá como prêmio um notebook. Os estudantes bolsistas responsáveis pelos trabalhos vencedores farão apresentações orais em sala virtual, com transmissão ao vivo, em rede social a ser definida pela Proex.

O edital completo da premiação está disponível em http://proex.ufes.br/premio-maria-filina. Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail jornadadeextensaoufes [at] gmail.com.

O nome do Prêmio de Mérito Extensionista é uma homenagem à professora Maria Filina Salles de Sá de Miranda (foto), precursora das atividades extensionistas da Universidade.

Texto: Adriana Damasceno

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.