Inscrições abertas para seleção de professores efetivos, substitutos e visitantes estrangeiros

31/05/2019 - 18:28  •  Atualizado 06/06/2019 15:44

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas divulgou três novos editais para docentes interessados em lecionar na Ufes. Ao todo, são 15 vagas para professores efetivos que integrarão o quadro permanente da Universidade, e para substitutos ou visitantes estrangeiros, com vínculo temporário.

Confira abaixo as áreas das seleções, prazos, locais de inscrições e outras informações.

Efetivos

Para professor efetivo, as oportunidades, no campus de Goiabeiras, em Vitória, são para as áreas/subáreas de Engenharia Mecânica/Engenharia de Materiais e Metalúrgica/Metalurgia de Transformação/Conformação Mecânica (1); Filosofia/História da Filosofia Moderna (1); Psicologia/Psicologia do Trabalho e Organizacional (1). Já no campus de Alegre, a vaga é para a área/subárea de Física/Física Geral (1). As inscrições estão abertas e prosseguem até 25 de junho, na secretaria do departamento responsável pela vaga ou pelos Correios, na modalidade Sedex. A taxa de inscrição é de R$ 250.

Os aprovados irão exercer suas atribuições em regime de 40 horas, em dedicação exclusiva, nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de acordo com as necessidades da instituição. O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Substitutos

Já para professores substitutos, com vínculo temporário, as vagas são no campus de Maruípe, em Vitória, para as áreas/subáreas de Nefrologia (1); Fonoaudiologia/Audiologia (1); e Ciências da Saúde/Farmácia/Farmacotecnia (1). No campus de Goiabeiras, também na capital, as oportunidades são para Estágio em Serviço Social (1); Contabilidade Financeira (3); Ciências Sociais Aplicadas/Administração/Ciências Contábeis/Economia (1); e Artes/Artes Plásticas/Gravura (1).

O período de inscrições é de 3 a 7 de junho, nas secretarias dos departamentos ofertantes. Somente serão aceitas inscrições presenciais. A remuneração do professor substituto será de acordo com a carga horária e a titulação exigida no edital do processo seletivo.

Os selecionados para a vaga de Nefrologia e para uma das vagas de Contabilidade Financeira terão carga horária de 20 horas; os demais terão carga horária de 40 horas. Os docentes irão exercer suas atividades nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de acordo com as necessidades da instituição.

O contrato será por um período letivo, podendo haver contratação por menor período, conforme o caso. As possíveis prorrogações não poderão exceder o tempo total de dois anos. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Visitante estrangeiro

Também serão realizados, a partir de 3 de junho, processos seletivos para professores visitantes estrangeiros. Para a vaga de Psicologia das Organizações e do Trabalho, as inscrições serão recebidas até 7 de junho, no Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento. Para a vaga de Teoria Quântica de Campos, os interessados poderão se candidatar até 12 de junho pelo e-mail galen.sotkov@ufes.br, com cópia para o correio eletrônico gsotkov@gmail.com. Os documentos também poderão ser enviados pelos Correios, modalidade Sedex, endereçados ao Departamento de Física - Centro de Ciências Exatas, campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória.

Entre os pré-requisitos, os candidatos deverão ter obtido o título de doutor há dois anos, no mínimo; ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos.

Os professores selecionados serão contratados por um ano, com regime de 40 horas semanais, em dedicação exclusiva. As possíveis prorrogações não poderão exceder o tempo total de quatro anos. O processo seletivo terá validade seis anos.

Mais informações sobre pré-requisitos, documentos necessários para as inscrições, endereços das secretarias dos departamentos ofertantes, eventuais taxas e prazos de isenção, entre outras, podem ser obtidas nos editais disponíveis no endereço http://www.progep.ufes.br e nos site de cada departamento.

Texto: Nábila Corrêa