As inscrições para a 7ª edição do Torneio de Robótica da Ufes vão até 20 de setembro

As inscrições para a sétima edição do Torneio de Robótica da Ufes (Trufes) permanecem abertas e podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Antes previsto para se realizar entre 31 de agosto e 4 de setembro, o evento ganhou nova data e será promovido entre os dias 9 e 12 de outubro, com maior prazo de inscrição. Isso porque, neste ano, pela primeira vez, a competição será em versão totalmente on-line, em cumprimento ao isolamento social e a outras medidas sanitárias decorrentes da pandemia da COVID-19. Com a novidade no formato, a organização decidiu alterar as datas e oferecer mais tempo para a preparação das equipes.

A organização do Trufes é do programa de extensão Equipe de Robótica da Ufes (Erus), do Centro Tecnológico (CT), que atua nas áreas de robótica educacional e competitiva. O 7º Trufes terá duas categorias: simulação de futebol 2D e Open, e objetiva incentivar estudantes da Ufes e de outras instituições brasileiras de ensino superior e de ensino médio, além de profissionais e amadores, a participarem de atividades pedagógicas na área de robótica, de acordo com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e coordenador do programa Erus André Ferreira.

Dinâmicas

Ele resume a dinâmica das duas categorias do 7º Trufes: na simulação de futebol 2D, dois times de 11 programas de software autônomos jogam futebol em um estádio virtual bidimensional, que é representado por um servidor central chamado ​SoccerServer​. “Esse servidor sabe tudo sobre o jogo, como a posição de todos os jogadores e da bola, a física e a dinâmica do futebol”, explica. Já o desafio da categoria Open é simular uma operação de resgate e desarmamento de uma bomba em um shopping, usando o simulador ​Webots​. Na proposta da simulação, foi colocada uma bomba em um shopping, com pessoas trancadas em dois ambientes. “A missão do robô é entrar no local, desarmar a bomba e encaminhar as pessoas para uma área segura”, diz.

O 7º Trufes tem apoio do Centro Tecnológico, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), dos programas de Educação Tutorial (PET) de Engenharia de Computação e de Engenharia Elétrica, e dos departamentos de Informática e de Engenharia Elétrica. O evento tem parceiros e colaboradores voluntários. As inscrições para o 7º Trufes podem ser feitas em http://www.erus.ufes.br/index.php/sobre-3/inscricao-trufes/, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 25 por equipe. A arrecadação será doada para a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci).

Contatos podem ser feitos pelo e-mail erus [at] inf.ufes.br. Outras informações também estão disponíveis no site http://www.erus.ufes.br, no perfil do Instagram @erus.ufes e na página da equipe no Facebook.

Texto: Luiz Vital

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.