Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. Estudantes de todo Brasil já podem se inscrever por meio do site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de junho.
A nota do Enem é utilizada como critério de seleção nos processos seletivos simplificados realizados pela Ufes. No caso do vestibular, a nota do Enem é utilizada na primeira etapa do processo.
A taxa de inscrição do exame é de R$ 63,00, sendo que seu pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União). O valor deve ser pago até o dia 10 de junho, para que a inscrição seja confirmada.
São isentos do pagamento da taxa os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escola da rede pública de ensino e aqueles que declararem e comprovarem carência socioeconômica. Bolsistas integrais em escolas particulares também podem pleitear o benefício da isenção.
Documento
No ato da inscrição o estudante deve informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local de prova, se necessita de atendimento especial para fazer a prova e, ainda, se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão de ensino médio.
Após concluir a inscrição, é essencial guardar número da inscrição e a senha, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).
Algumas semanas antes da prova, os estudantes receberão, nos e-mails cadastrados, a confirmação de inscrição, que será enviada para o endereço eletrônico informado pelo estudante. No documento online constam as seguintes informações: número de inscrição, nome completo, local, hora e data da prova do Enem 2015, indicação de eventual necessidade de atendimento diferenciado, opção de língua estrangeira e informação sobre a possível finalidade de certificação. Quem não receber, pode ter acesso ao cartão de confirmação do Enem 2015 no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/, após a liberação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep).
Texto: Thereza Marinho, com informações do Inep.