Instalado Fórum Extraordinário de Assistência Estudantil da Ufes

15/07/2016 - 07:43  •  Atualizado 18/07/2016 07:40

O Fórum Extraordinário de Assistência Estudantil foi instalado pela vice-reitora Ethel Maciel nesta quinta-feira, 14, em solenidade no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras. O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, que está em Salvador para participar de um seminário da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), enviou uma mensagem aos participantes da solenidade (clique aqui para assistir).

O Fórum, formado por 31 membros - sendo 15 estudantes, 15 servidores e o presidente, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gelson Junquilho - foi criado a partir da necessidade de se pensar a política de assistência estudantil na Ufes de forma ampliada. Em sua fala de inauguração, Gelson Junquilho frisou a importância da atuação conjunta entre a pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), a pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o movimento estudantil, na busca de políticas de assistência estudantil mais eficientes. “Temos um grande desafio pela frente, uma vez que os recursos financeiros são finitos, mas as demandas são infinitas”, salientou o professor. A vice-reitora ressaltou ainda a importância do Fórum de Assistência Estudantil em vista da adesão integral da Ufes ao Sisu, visando garantir a permanência dos estudantes na universidade.

O encontro contou também com a palestra "Assistência Estudantil na conjuntura atual: limites e possibilidades", proferida pela coordenadora regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), Maria de Fátima Oliveira. Ela fez um panorama histórico da assistência estudantil no Brasil, incluindo o surgimento do Fonaprace, em 1987, e pontuou os desafios e perspectivas na área.

Durante a tarde, foram formados os grupos de trabalho para discutir os planos de atividades em temas como: auxílios de moradia, de alimentação, de transporte, de material escolar; moradia e creche; saúde e acessibilidade; cultura e esporte; ensino e aprendizagem e restaurante universitário. A expectativa é que, em aproximadamente 120 dias, o Fórum já apresente o primeiro relatório propositivo, que servirá de subsídio para uma nova política de assistência estudantil na Ufes.

Texto e foto: Patrícia Garcia

Edição: Ana Paula Vieira