Instituto de Estudos Climáticos promove 1º Seminário Capixaba sobre Mudanças Climáticas

23/06/2020 - 20:33  •  Atualizado 26/06/2020 16:21

Na próxima sexta-feira, 26, terá início o 1º Seminário Capixaba sobre Mudanças Climáticas. Promovido pelo Instituto de Estudos Climáticos (IEC) – um projeto da Ufes em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a empresa Vale –, o evento virtual acontecerá em duas sessões: nos dias 26 de junho e 3 de julho, das 14h30 às 17h30, por meio da plataforma Webex Events, com transmissão pelo Youtube.

O Seminário reunirá os principais nomes na área de mudanças climáticas no Brasil, como Carlos Nobre, professor visitante do curso de Engenharia Ambiental da Ufes e pesquisador do IEC/Ufes e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP); Regina Alvalá e José Marengo, ambos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Dentre os temas em debate nos dois dias de evento, estão os desastres naturais decorrentes do aquecimento global, eventos extremos, impactos sobre os recursos hídricos, na agricultura e nos ambientes costeiros. “Estamos trazendo renomados professores e teremos também bolsistas de pós-doutorado do nosso grupo para contextualizar esses temas na realidade do Espírito Santo”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Reis Júnior.

Ele explica que o IEC tem por objetivo “responder às demandas do Espírito Santo, investigando os problemas relativos às mudanças climáticas no estado”. Segundo o pró-reitor, já é possível perceber no Espírito Santo eventos extremos resultantes das mudanças climáticas, como alterações no regime de chuvas e secas. “O que se projeta para o futuro é um cenário ainda mais severo”, afirma.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Freepik