Integração com a comunidade é o principal resultado da Semana do Conhecimento

21/10/2016 - 17:12  •  Atualizado 24/10/2016 15:11

A Semana do Conhecimento termina com um saldo positivo: professores, estudantes, servidores técnico-administrativos e comunidade capixaba participaram em conjunto das diversas atividades que movimentaram os campi da Ufes. Durante os dias do evento, cerca de 30 ônibus de escolas capixabas, muitas do interior do estado, trouxeram estudantes para participar da programação.

O evento, realizado como parte da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (CT) 2016 e da Semana Semana Nacional de CT, busca aproximar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação da população, promovendo eventos que divulguem a ciência para a comunidade capixaba.

Na Ufes, esta foi a primeira edição da Semana do Conhecimento, reunindo vários eventos que já são realizados pela Universidade, como a Jornada de Extensão e Cultura e a Jornada de Iniciação Científica, e outros novos, como a Mostra de Profissões, que trouxe uma nova proposta a partir da Feira de Cursos. A programação também contou com diversas mostras de ciências, seminários, conferências e atividades culturais.

“Durante a semana vimos o quanto a ciência atrai a atenção do público. Tivemos o prazer de receber em nossos campi estudantes de Ensino Médio de várias escolas do estado que puderam conhecer o conhecimento que é produzido na Universidade. Por outro lado, nossos estudantes e professores puderam demonstrar suas pesquisas e seus projetos para toda a comunidade. Foi uma integração muito positiva”, destaca o reitor Reinaldo Centoducatte.

Oportunidade

A vice-reitora Ethel Maciel afirmou que a proposta é que o evento seja realizado anualmente. “Queremos que a Semana do Conhecimento seja um evento fixo no nosso calendário acadêmico. É um momento importante no qual, além de apresentar sua contribuição acadêmica, a Ufes pode mostrar que está aberta a todos, por meio dos projetos e programas de bolsas, que oportunizam a permanência dos estudantes na graduação”.

A Mostra de Profissões, que foi realizada esta semana nos campi de Goiabeiras e Maruípe, será realizada no campus de Alegre na próxima quarta-feira, dia 26. Já em São Mateus, o circuito de visitas será nos dias 10 e 11 de novembro.

Também no dia 26 os campi de Alegre e São Mateus receberão a Jornada de Iniciação Científica.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Equipe de Mídias Sociais