Intercom Sudeste 2019 bate marca de 1.500 inscritos. Evento será no campus de Goiabeiras

30/05/2019 - 15:01  •  Atualizado 03/06/2019 16:05

Mais de 1.500 inscritos, 900 trabalhos acadêmicos recebidos, 80 estudantes de graduação e de pós-graduação envolvidos na organização, 18 oficinas, 18 livros apresentados. Esses são os números do XXIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, o Intercom Sudeste 2019, encontro anual de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de Comunicação, que se reúnem para acompanhar a programação de debates, mostras, palestras e conferências dos Congressos Regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Neste ano, o encontro será realizado no campus de Goiabeiras da Ufes, entre os dias 3 e 5 de junho.

A abertura solene será no dia 3 de junho, às 19 horas, com a participação do presidente da Intercom, Giovandro Marcus Ferreira, que falará sobre o tema geral do evento: "Fluxos comunicacionais e crise da democracia". Logo após, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Murilo César Ramos profere a conferência "Redes sociais e ameaças à democracia", mediada pelo diretor da Regional Sudeste da Intercom, Felipe Pena, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Programação

Na manhã do dia 4 de junho, a programação conta com um painel sobre "O papel dos observatórios de mídia em defesa da democracia", que terá a participação da pesquisadora Inesita Araújo, do Observatório Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do professor Edgard Rebouças, coordenador do Observatório da Mídia da Ufes. A mediação será do professor Rafael Bellan, também integrante do Observatório da Ufes.

Ainda no segundo dia de evento, às 14 horas, o Ensicom, painel voltado para o ensino de Comunicação, debate sobre as diretrizes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda, com a presença do vice-presidente da Intercom, Fernando Almeida, e mediação da professora Iluska Coutinho, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa e produção acadêmica dos cursos de Comunicação Social serão tema de uma mesa-redonda, às 16 horas, com representantes de instituições de ensino da Região Sudeste: Bruno Franqueira (Universidade Vila Velha), Janaina Leite (Ufes), Kátia Fraga (Universidade Federal de Viçosa), Marilene Matos (Faesa Centro Universitário) e Soraya Venegas (Universidade Estácio de Sá). Às 19 horas, haverá a Mostra Universitária Lusófona, com exibição de curta-metragens produzidos pelos estudantes do curso de cinema da Ufes e do Instituto Universitário da Maia, da cidade de Porto, em Portugal.

No dia 5 de junho, às 9 horas, o diretor de criação da Agência Filadélfia, de Belo Horizonte, Dan Zecchinelli, fala sobre a "Crise na Publicidade e suas oportunidades". Zecchinelli é vencedor de prêmios como Cannes Lions, The One Show, Clio, New York Festivals, Festival de Londres, El Ojo de Iberoamerica, Clube de Criação de São Paulo, Profissionais do Ano da Rede Globo e Prêmio Abril.

Para fechar o evento, a entrega dos prêmios da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) acontece às 18 horas do dia 5 de junho. Os trabalhos experimentais desenvolvidos por estudos de graduação serão premiados, em mais de 60 categorias, como Filme de Ficção, Games, Comunicação Empresarial, Jornal Impresso, Programa de TV e Campanha Publicitária.

Com informações da assessoria do Intercom Sudeste