Jardins cultivados por estudantes dão novo visual ao campus de Alegre

30/07/2018 - 11:27  •  Atualizado 07/08/2018 12:12

O que antes era um ambiente sem vida e sem verde, tornou-se um espaço com jardins e plantas que trazem mais alegria e conforto ao ambiente universitário.  Isto está sendo possível graça ao projeto desenvolvido na disciplina Paisagismo, Parques e Jardins, ministrada no 8º período do curso de Agronomia, no campus de Alegre.

Além de melhorar o ambiente acadêmico, com uma área de lazer mais agradável para o convívio em comunidade, o projeto possibilita o equilíbrio do meio ambiente. Outro ponto ressaltado é que os trabalhos desenvolvidos contribuem para uma atuação mais consciente e responsável dos alunos na área de paisagismo e meio ambiente, influenciando no desenvolvimento sustentável, sociocultural e econômico do País.

O projeto começou a ser implantado nas áreas do campus no primeiro semestre de 2017. “Nessa disciplina, os alunos precisam elaborar o projeto paisagístico, tendo como base, a área da Universidade, que escolhemos juntos. A ideia é que as turmas elaborem e executem um jardim, nem que seja um pequeno espaço”, explica a professora Cíntia dos Santos Bento, responsável pela disciplina Paisagismo.

O projeto conta com o apoio da subprefeitura do campus de Alegre, do horto municipal de Alegre, da Associação de Floricultores da Região do Caparaó Capixaba (Sulcaflor), de estudantes, professores e funcionários, além das direções dos Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS).

Texto: Jorge Medina
Foto: Coordenação do projeto