Jornada de Extensão e Cultura premia melhores projetos

29/10/2015 - 11:25  •  Atualizado 03/11/2015 10:47

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) anunciou o resultado final do Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista, concedido aos programas e projetos de extensão em três modalidades: cultura, comunicação oral e estande. Os projetos selecionados por uma comissão receberam tablets, entregues pela professora aposentada Maria Filina Salles de Sá de Miranda, precursora das atividades extensionistas na Ufes, e que foi diretora da então Sub-Reitoria de Extensão nas décadas de 1970 e 1980.

A premiação foi realizada durante a 3ª Jornada Integrada de Extensão e Cultura, realizada pela Proex juntamente com a Secretaria de Cultura da Ufes nos dias 27 e 28 de outubro, no campus de Goiabeiras.

Na modalidade apresentação cultural, foram ganhadores os projetos Cia de Dança Andora (1º lugar), Grupo Fordan de Formação em Dança (2º), e Laboratório de Ginástica (3º), todos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Na modalidade comunicação oral foram premiados os projetos Promovendo a Comercialização Solidária dos Agricultores Familiares de Alegre; Prevenção do Alcoolismo, Tabagismo, Exposição aos Agrotóxicos e Avaliação de Saúde das Populações Rurais do Caparaó Capixaba (ambos do Centro de Ciências Agrárias); e Sorriso do Futuro (Centro de Ciências da Saúde).

Já na modalidade estande foram selecionados os projetos Quintal do RU (Centro de Ciências Humanas e Naturais) e Compartilhando Saberes.

"É uma alegria muito grande ser lembrada pela Universidade, por receber a homenagem de dar nome a este prêmio”, declarou a professora Maria Filina ao final da premiação. Nesta 3ª Jornada Integrada de Extensão e Cultura, participaram cerca de 100 projetos e programas.

"Gostaria de agradecer a todos que participaram desta 3ª Jornada Integrada de Extensão e Cultura, cujo evento acontece com sucesso porque há um envolvimento da comunidade universitária, que participa e prestigia os projetos, e pelo comprometimento da equipe da Pró-Reitoria de Extensão”, salientou a pró-reitora Angélica Espinosa Barbosa Miranda. “Além disso, a entrega do Prêmio de Mérito Extensionista é uma forma de reconhecer e valorizar àqueles que promovem a extensão na universidade", completou.

Na foto, a pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa, e a professora aposentada Maria Filina, entre componentes de grupos culturais.

Texto: Luiz Vital e Paola Primo
Foto: Equipe Proex