Jornal Informa: Pesquisa apresenta levantamento sobre hipertensão infantil

04/07/2017 - 19:08  •  Atualizado 06/07/2017 11:10

A edição 523 do jornal Informa, que está circulando nos campi da Ufes (clique aqui para ler a edição completa), destaca dois trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa "Epidemiologia Cardiovascular" e "Nutrição e Saúde de Populações", ambos do Centro de Saúde da Ufes, envolvendo 722 crianças na capital, Vitória, e 901 em um município do interior do Espírito Santo, mostraram que o quadro de pressão arterial alta em crianças com idade entre 7 e 10 anos está associado à presença de obesidade ou sobrepeso nessa faixa etária e se relaciona ao sedentarismo e à má alimentação.

A pesquisa foi realizada na capital, no período de 2010 a 2012, com estudantes da rede pública, encontrando 2% de casos de hipertensão infantil. Na mesma época, foi medida a pressão arterial de estudantes da rede pública e privada de Santa Maria de Jetibá, verificando-se um índice de 0,7% de crianças hipertensas. Pesquisa semelhante, iniciada em 2015, com 854 crianças matriculadas na instituição ‘Estação Conhecimento’, na Serra, município da Grande Vitória, aponta para resultados semelhantes.

Uma das responsáveis pelos estudos, a professora Maria del Carmen Bisi Molina, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde, associa essa maior prevalência de pressão alta em crianças da capital a um estilo de vida menos saudável, com pouca atividade física e consumo excessivo de alimentos de baixa qualidade nutricional, que levariam à obesidade infantil. “A obesidade é uma doença multifacetada, assim como a hipertensão, com início mais precoce quando as condições de vida e saúde são piores. São doenças crônicas, desenvolvidas ao longo da vida, mas que podem ser prevenidas", ressalta a pesquisadora.

Clique aqui para ler a matéria completa.

O jornal Informa traz ainda outros destaques:

- Instituições de ensino criam Rede de Internacionalização
- Catálogo lista mais de 200 vídeos da VideoSaúde
- Núcleo de Línguas: 20 anos formando para o mundo
- Nepe celebra 10 anos com debate sobre o Ensino Médio
- Coral da Ufes participa do Festival de Música de Domingos Martins- Editais abertos de pós-graduação

Para ler esta e outras edições do jornal Informa, acesse http://comunicacao.ufes.br/edi%C3%A7%C3%B5es-2017 .