Justiça espacial e justiça social são temas de seminário internacional

30/04/2015 - 16:50  •  Atualizado 04/05/2015 18:50

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufes realiza na semana de 05 a 08 de maio, no campus de Goiabeiras, o Seminário Internacional Justiça Espacial, Justiça Social. O evento conta com a participação do Laboratório Mosaïques da Universidade de Paris Ouest Nanterre-La Défense/França.

O seminário tem como proposta iniciar uma cooperação técnico-cientifica com o Laboratório Mosaïques, que estuda as dinâmicas sócio-espaciais, as transformações das formas de governo, de gestão e de políticas urbanas, os modos de apropriação do espaço, as representações e as lógicas de projeto urbano e arquitetural a partir de diferentes perspectivas (geografia, arquitetura, meio-ambiente, habitat, saúde) e de territórios diversos (urbanos, periurbanos, rurais).

No laboratório se privilegia a dimensão comparativa, combinando e confrontando os trabalhos de campo realizados nos países do Norte e nos países do Sul. O laboratório participa ainda de várias redes internacionais e tem colaborações com várias equipes estrangeiras.

Durante o evento haverá a apresentação de pesquisas, grupos de pesquisas, palestras e trabalhos de campo desenvolvidos nas duas instituições. Mais informações pelos telefones 4009-7629 e 4009-2023 ou no blog https://blog.ufes.br/estudosmetropolitanos/

Conheça a programação:

Data: 05/05/2015 – 9 às 12h
Local: Sala 9 do IC II – Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)
Apresentação por Aurélie Quentin da Revista Justice Spatial (JSSJ) e os diferentes temas de pesquisa ligados à Revista e ao Laboratório Lavue (Equipe Mosaicos) e à universidade de Paris Ouest- Nanterre-La Défense. Apresentação das pesquisas da Ufes

Data: 05/05/2015 – 14 às 18h
Coordenação: Cláudio Luiz Zanotelli
Apresentação dos grupos de pesquisas
Palestra: Repensar o Direito à Cidade a Partir das Cidades do Sul
Aurélie Quentin – Geógrafa e professora do Departamento de Geografia da Paris Ouest-Nanterre-La Défense.

Data: 06/05/2015 – 9 às 12h
Local: Auditório do CCHN – Térreo do IC II
Mediador: Cláudio Luiz Zanotelli
Palestra com debate de questões que vão além das abordagens neo-marxistas e das múltiplas reinterpretações da obra de Lefebvre formuladas nos últimos anos, se interessando pela produção de normas e a estabilização das ordens urbanas, estudando mais as práticas ordinárias que os momentos de crise e de conflitos no e pelo espaço urbano.

Reunião para definir as cooperações possíveis entre os Grupos de pesquisas e o Laboratório La Vue- Mosaïques e Universidade de Paris Ouest- Nanterre- La Défense – França

Data: 06/05/2015 – 14 às 18h
Local: Sala 9 do IC II – CCHN
Trabalho de Campo nos bairros da Penha, São Benedito e Jaburu (limitado aos participantes das pesquisas)