Laboratório itinerante de tecnologia aberto à visitação na Ufes

09/12/2016 - 16:18  •  Atualizado 14/12/2016 17:15

O projeto Hackatruck – laboratório itinerante de educação tecnológica montado em um caminhão – está aberto à visitação no estacionamento do Teatro Universitário até o próximo dia 21, no campus de Goiabeiras, Vitória. O laboratório móvel percorre o Brasil com o objetivo de capacitar estudantes em programação Swift para plataforma iOS, por meio de visitações, palestras e cursos.

As visitações estão abertas ao público em dias úteis, das 12 às 13 horas, com acesso a novas tecnologias como impressora 3D, óculos de realidade aumentada, vidros polarizados, projetor interativo, drone e CogniToy Dino (IBM Watson) – brinquedo inteligente. Durante a visitação o público também poderá conhecer como funciona a estrutura do Hackatruck.

Além da visitação os estudantes poderão participar de palestras com foco em tecnologia e empreendedorismo, que serão apresentadas gratuitamente a partir da próxima segunda-feira, dia 12, das 18 às 19 horas, com acesso por ordem de chegada. Nas palestras serão apresentados conteúdos sobre startups – projetos novos ligados à pesquisa científica e tecnológica e inovação – e empreendedorismo, com o uso das mais recentes novidades computacionais. Os cursos de capacitação, iniciados no último dia 5, esgotaram as inscrições previamente.

Vocações empreendedoras

O evento é uma parceria da Ufes com o Instituto de Pesquisas Eldorado e IBM Brasil, e apoio das empresas Apple e Flextronics. De acordo com o professor do Departamento de Informática e coordenador do projeto na Ufes Jadir Eduardo Sousa Lucas, o Hackatruck possibilita a capacitação de estudantes que buscam desenvolver aplicativos de forma autônoma em diferentes áreas, e também estimula vocações empreendedoras. Para o representante do Instituto Eldorado e coordenador de operações do projeto, André Marangone, o evento oferece ambientes cognitivos que oferecem novos conteúdos aos estudantes para reposicionamento de carreiras e acesso a novos modelos digitais de negócios.

O caminhão do laboratório itinerante já percorreu diversas cidades brasileiras, totalizando 28 mil quilômetros, em associação com instituições de ensino superior. “Esta parceria com a Ufes é uma oportunidade única para os estudantes capixabas conhecerem o projeto”, observa Marangone. O laboratório digital móvel conta com sala de aula, dispositivos e aplicativos de última geração armazenados na nuvem IBM, onde os instrutores desenvolvem atividades de qualificação acadêmica e profissional com recursos na linguagem Swift para iOS. A próxima parada do Hackatruck é a cidade de Palmas, em parceria com a Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Conheça a programação das palestras:

– Oficina do Futuro: Cursos de Tecnologia Gratuitos, com Luiz Fabiano V. Rocha, do Instituto Eldorado – Dia 12 – Segunda-feira – 18h às 19h – Local: Hackatruck – Campus de Goiabeiras. O programa Oficina do Futuro é realizado em parceria com empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e instituições de ensino e pesquisa e objetiva a capacitação profissional de pessoas de nível médio e superior na área de sistemas da informação, e busca prepará-las para o aproveitamento de oportunidades identificadas no posicionamento estratégico do Brasil no cenário tecnológico mundial.

– Palestra: Novas Tendências em TI, com Ludmila Salimena, da IBM – Dia 16 – Sexta-feira – 18h às 19h – Local: Hackatruck – Campus de Goiabeiras. A situação atual está posicionada com tecnologias relevantes e significativas para o mercado de TI, que estão presentes no cotidiano das pessoas. A apresentação mostrará como o mainframe se posiciona na nova era da TI e quais as possibilidades que surgem no mercado de trabalho.

Outras palestras estão sendo programadas.Mais informações podem ser obtidas em www.hackatruck.com.br e https://www.facebook.com/hackatruck/

Texto e foto: Luiz Vital