Laboratório seleciona voluntários para pesquisa sobre a saúde do coração

03/02/2020 - 12:24  •  Atualizado 05/02/2020 14:22
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para triagem de voluntários que queiram participar de uma pesquisa de doutorado realizada pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes. As avaliações presenciais do projeto “Quer saber como está a saúde do seu coração?” acontecerão a partir do dia 20 de fevereiro, no Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafex), no campus de Goiabeiras. As inscrições podem ser feitas em http://bit.ly/pesquisacoracao.

Para participar da pesquisa, é necessário que o candidato tenha o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 35 e 45 kg/m2, caracterizando obesidade, idade entre 18 e 55 anos, estar sem praticar exercícios físicos nos últimos três meses e ter disponibilidade para as avaliações, que terão duração de duas horas. Entre os benefícios de participar do projeto, estão avaliação cardiorrespiratória, avaliação da composição corporal por bioimpedância, avaliação da pressão arterial e bioquímica sanguínea.

As avaliações serão divididas em quatro visitas, com intervalo de dois e seis dias em um período de três semanas. O projeto tem como objetivo avaliar as repostas hemodinâmicas (pressão arterial) e metabólicas (consumo de oxigênio, lactato e glicose sanguínea) após as atividades.

De acordo com o doutorando Victor Gasparini Neto, responsável pela pesquisa, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de pessoas obesas triplicou desde 1975, afetando 13% da população mundial em 2016. “Propostas que utilizem métodos de exercício de fácil aplicação, menos entediantes e onerosos são importantes para a adequada realização e adesão do treinamento físico e, por isso, precisam ser melhor compreendidas”, explica Neto.

Para detectar a obesidade, é necessário fazer o cálculo do IMC, em que se deve dividir o peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser adquiridas pelos telefones (27) 99822-6989 ou (27) 99891-2600.

 

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho