Live marca o retorno das aulas. "Momento tão esperado", afirma reitor da Ufes

Mais de 400 pessoas acompanharam em tempo real a live de boas-vindas aos estudantes matriculados no semestre especial de 2020, realizada na manhã desta quarta-feira no canal da TV Ufes no YouTube. Na abertura, o reitor Paulo Vargas (foto) destacou que o dia representa a chegada de um momento muito esperado, de retorno às atividades de ensino.

Clique aqui e assista à gravação da live.

“Embora a Universidade viesse já cumprindo o seu papel, ao desenvolver diversas atividades na área de extensão e de pesquisa no apoio ao combate à pandemia, em que a Universidade mostrou seu valor e sua capacidade técnica, tudo isso não ficaria completo se a gente não pudesse retomar as atividades de ensino. Finalmente, estamos agora no momento tão esperado que é a retomada do ensino. Sabemos que isso é uma experiência nova, porém estamos muito confiantes de que conseguiremos realizar esse semestre de forma efetiva e satisfatória", afirmou Vargas.

O vice-reitor Roney Pignaton também desejou boas-vindas aos alunos e ressaltou que o desejo de todos era receber presencialmente estudantes, técnicos e docentes: “Essa seria a situação ideal para todos nós. Mas, os desafios foram postos para a Universidade, e nós estamos vencendo esses desafios”.

Ele pontuou, ainda, uma série de ações que foram desenvolvidas pela Universidade, como de apoio psicológico, de distribuição de alimentos, de produção de equipamentos de proteção, e de conserto de equipamentos hospitalares. “A Ufes foi capaz de dar respostas a toda a sociedade capixaba desde o início da pandemia, com ações de combate à COVID. Foram quase 150 ações em diversas áreas”.

O vice-reitor informou que a Ufes é uma das 53 das 69 universidades públicas brasileiras que estão retomando suas atividades de maneira virtual. “São quase 900 mil estudantes retomando suas atividades de maneira remota em todo o país. Essa, ainda que não seja a solução ideal, é a solução viável neste momento”, destacou.

Orientações

Ao longo da live, que abordou o tema Earte e direito à educação, foi apresentado um panorama do semestre especial 2020. Os pró-reitores de Graduação, Cláudia Gontijo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr.; de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; e de Extensão, Renato Rodrigues Neto, também participaram do evento on-line e falaram sobre a implantação do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) na graduação e na pós-graduação e sobre o desenvolvimento das ações de inclusão digital adotadas para possibilitar que todos os estudantes possam ter acesso às aulas. Além disso, eles transmitiram orientações sobre a vida acadêmica, respondendo a questionamentos encaminhados por alunos.

Texto: Thereza Marinho

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.