Livro aborda evolução histórica e metodológica da Economia Institucional

18/09/2018 - 17:39  •  Atualizado 19/09/2018 17:41

Abordar temas de natureza teórica, metodológica e histórica relacionados à agenda de pesquisa na área da Economia Institucional. Este é o objetivo do livro Economia Institucional – Fundamentos Teóricos e Históricos, que conta com a organização do coordenador do curso de Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Ufes, Alexandre Ottoni.

O livro, lançado em agosto, é resultado de um trabalho conjunto realizado pelo professor Ottoni juntamente com os professores Huáscar Pessali, da Universidade Federal do Paraná; e Ramón Garcia Fernández, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

“O objetivo do livro é preencher uma lacuna no mercado editorial brasileiro. A Escola de pensamento conhecida como ‘Economia Institucional’ ainda é pouco conhecida no Brasil. O livro começa com textos clássicos responsáveis pelas primeiras proposições do pensamento institucionalista, prossegue para uma discussão sobre a definição das instituições, aborda a evolução histórica e metodológica da Escola, e, finalmente, debate temas contemporâneos centrais para a literatura institucionalista. Trata-se de uma coletânea de 12 capítulos, oito traduções de artigos clássicos de autores consagrados e quatro escritos por autores brasileiros”, detalha o professor.

Ottoni explica que a Economia Institucional começou a ser constituída a partir do final do século XIX como resultado do trabalho acadêmico desenvolvido pelo economista e filósofo americano Thorstein Veblen (1857-1929), concentrando-se na compreensão do papel das instituições na moldagem do comportamento econômico.

O prefácio do livro foi escrito pelo professor pesquisador de Estudos de Negócios na Universidade de Hertfordshire, do Reino Unido, e editor-chefe do Journal of Institutional Economics, Geoffrey Hodgson.

O livro foi lançado em Porto Alegre, na Sessão Especial do XI Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), e pode ser adquirido por meio do site da Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no link http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539307128,economia-institucional , ou nas livrarias.

Texto: Thereza Marinho