Livro apresenta biodiversidade de estuários brasileiros em 8 mil km de litoral

21/06/2018 - 16:11  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

Destinado a pesquisadores, estudantes e demais interessados em conhecer a biodiversidade de ecossistemas costeiros, foi lançado o primeiro livro, de uma série de 10, que apresenta a biodiversidade em estuários brasileiros ao longo de 8.000 km de litoral. A organização do livro “Brazilian Estuaries – A Benthic Perspective” é dos professores Ângelo Fraga Bernardino (Ufes) e Paulo da Cunha Lana (Universidade Federal do Paraná/UFPR) e a publicação é da editora alemã Springer.

“Muitos capítulos apresentam dados inéditos e novas perspectivas sobre a oceanografia, dinâmica ecossistêmica, biodiversidade e conservação de estuários em todas as regiões do Brasil, ou seja, não há nada comparável com o que há hoje disponível sobre estuários brasileiros”, explica professor Ângelo Bernardino, do Departamento de Oceanografia.

A obra possui 37 autores de diversas regiões do país, compreendendo pesquisas sobre a estrutura e o funcionamento de diversos estuários da costa brasileira, reunidos em cinco grandes ecorregiões, desde a região Amazônica até o Rio Grande do Sul.

“O capítulo sobre estuários da chamada Ecorregião Leste, incluindo os estados do Espírito Santo e Bahia, apresenta dados obtidos nos últimos 8 anos de pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizadas pelo Grupo de Ecologia Bentônica da Ufes nos estuários do Rio Benevente (Anchieta-ES), Baía de Vitória, Estuário dos Rios Piraquê-Mirim-Açu (Aracruz-ES), e estuário do Rio Doce (Regência-Linhares-ES)”, enfatiza o professor. Esse capítulo tem como autores, além de Ângelo Bernardino, os estudantes dos programas de pós-graduação em Oceanografia e Ciências Biológicas da Ufes, Lorena Bonno Bissoli e Luiz Eduardo de Oliveira Gomes.

De acordo com professor Ângelo Bernardino, o livro é importante, também, para alertar para a necessidade de preservação dos estuários brasileiros, que sofrem uma forte pressão humana sobre seus ecossistemas.

ReBentos

A série de livros Brazilian Marine Biodiversity é uma iniciativa da Rede Brasileira de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos), coordenada pelo professor Alexander Turra, da Universidade de São Paulo (USP). Professor Ângelo explica que esse primeiro livro foi organizado a partir de um subprojeto da ReBentos, formado por uma rede de pesquisadores que estudam os ecossistemas bentônicos estuarinos.

“Ainda não existiam trabalhos desse tipo em escala nacional. Assim sintetizamos o conhecimento sobre a biodiversidade e também sobre as pressões humanas e padrões ecológicos em estuários brasileiros em uma só publicação. A ReBentos reuniu pesquisadores de todo país, com foco em monitoramentos de longo prazo em estuários”, diz professor Ângelo.

O livro pode ser adquirido no endereço eletrônico https://www.springer.com/us/book/9783319777788 .

Texto: Letícia Nassar