Livro de professores da Ufes marca abertura do Palácio da Cultura Sônia Cabral

30/11/2016 - 09:17  •  Atualizado 01/12/2016 14:41
Compartilhe

“Palácio da Cultura Sônia Cabral - Casa da Música”, obra de autoria do professor do Departamento de Comunicação da Ufes José Antonio Martinuzzo, com fotografia da também professora da Universidade Rosane Zanotti, foi lançada na noite dessa terça-feira, 29 de novembro, para marcar a abertura do novo espaço cultural capixaba, recém-restaurado pelo Governo do Estado. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário estadual de Cultura João Gualberto, e apresentação da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante.

Martinuzzo contou que a obra é fruto de uma densa pesquisa histórica, que retratou não só o recente processo de restauração, mas também o surgimento do espaço, inaugurado em 1912 para sediar o Poder Legislativo do Espírito Santo. “O Deus da música é Apolo, cuja principal característica é o amor. O que está na raiz da inspiração da música é o amor. Então, que nós vivamos aqui muitos momentos de convivência harmoniosa e criativa. Estamos precisando”, ressaltou o autor.

O secretário estadual de Cultura afirmou que o espaço - que durante muitos anos abrigou a sede da Assembleia Legislativa, na Cidade Alta, em Vitória - foi concebido para abrigar a música no Espírito Santo, não somente para entreter, mas também para fomentar a formação musical no estado. Exemplificando a importância da formação, jovens de 11 a 18 anos, integrantes da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante, encantaram a plateia. Regido pelo maestro Paulo Roberto Souza, o grupo é um dos projetos da Fundação Máximo Zandonadi.

Pianista

O nome do Palácio da Cultura é uma homenagem à pianista Sônia Cabral, que fundou a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, hoje Orquestra Sinfônica. A pianista, falecida em março deste ano, também foi diretora da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e contribuiu para o desenvolvimento da cultura e – principalmente – da música no Estado.

 

Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Rosane Zanotti
Edição: Thereza Marinho