Livro reúne pesquisas sobre migração em diferentes perspectivas

25/07/2017 - 16:53  •  Atualizado 27/07/2017 10:51

Migração. Imagens de botes, acampamentos, filas de famílias em caminhos pedregosos e inóspitos invadem todos os dias as telas das televisões, a mídia impressa e as redes sociais. No entanto, não é de hoje que o ser humano deixa sua terra natal em busca de segurança e prosperidade, levando consigo seus costumes, sua cultura, seus conhecimentos para aprender e apreender o que o seu novo locus tem a oferecer. É essa a temática do livro “Mobilidade humana e circularidade de ideia: diálogos entre a América Latina e a Europa”, que proporciona ao leitor uma viagem no tempo e na memória de diferentes i/emigrantes em diferentes passagens de tempo.

A publicação, editada pelos professores Maria Cristina Dadalto (Departamento de Ciências Sociais/Ufes) e Luis Fernando Beneduzi (Universidade Ca’Foscari Venezia-CFV, na Itália), é resultado de um projeto de cooperação realizado entre o Departamento de Estudos Linguísticos e Culturais Comparados e do Centro Interdepartamental de Escrituras e Escritoras Migrantes da Universidade Ca' Foscari Venezia e os programas de pós-graduação em História e em Ciências Sociais (Ufes), com os apoios da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).  Trata-se de um livro que tem a pesquisa como fundamento principal das narrativas migratórias de diferentes épocas e continentes.

Segundo os editores, a proposta das pesquisas que motivou a inter-relação entre a Ufes e a Ca’Foscari foi a de discutir os processos de deslocamento de pessoas e de ideias em países da América Latina  – especialmente o Brasil – e a Europa. “Se por um lado o deslocamento de pessoas constrói imagens sobre os lugares de onde se chega e daqueles de onde se sai, por outro, as ideias-imagens são produtoras de mobilidade, na medida em que alimentam imaginários e representações que funcionam como propulsores do agir humano”, destaca os professores na apresentação da publicação.

Coletânea

O livro é composto por uma coletânea de 13 artigos escritos por pesquisadores de universidades brasileiras e da Universidade Ca’Foscari.  Nessa coletânea estão três professores da Ufes, Adelia Miglievich, dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Letras; Edenize Ponzo Peres do programa de pós-graduação em Linguística; e Sebastião Pimentel Franco, do programa de pós-graduação em História.   “Esse grupo que publica os artigos é coordenado pelo professor Luis Fernando (Ca´Foscari) e por mim. Temos encontros de três em três anos para debates sobre a temática, mantendo assim o acordo de Cooperação Internacional, que foi aprovado pela Capes”, explica a professora Maria Cristina Dadalto.

As pesquisas abordam a migração a partir de diferentes perspectivas: gênero, saúde, cartas e relatos são algumas delas. Questões como clareamento da raça, os dialetos italianos e o português no Espírito Santo, a imigração italiana na Argentina, os brasileiros em Portugal e nos Estados Unidos ultrapassam a fronteira do tempo e do espaço revelando ao leitor motivações políticas, econômicas e sociais da mobilidade humana entre o Velho e o Novo Continente marcada por diferentes modos de interação com o outro.

A versão digital do livro está disponível no endereço eletrônico http://edizionicafoscari.unive.it/it/edizioni/libri/978-88-6969-123-2/

Texto: Letícia Nassar