Livro sobre o papel do artista professor é relançado na Livraria da Ufes nesta quinta, 29

28/08/2019 - 18:21  •  Atualizado 29/08/2019 09:29

Qual o lugar do artista na universidade? Como é o processo artístico do artista professor? Essas e outras questões são analisadas nas 272 páginas do livro A fala do artista professor: criação artística e ensino de arte, escrito por Fernando Augusto dos Santos Neto, resultado de projeto de pesquisa iniciado em 2007. A obra, publicada em 2018, será relançada na quinta-feira, 29, em evento gratuito na Livraria da Ufes (campus de Goiabeiras), com início às 17 horas.

Attilio Colnago, Hilal Sami Hilal, José Carlos Vilar, Joyce Brandão, Lincoln Guimarães, Mauro Lúcio Starling, Orlando Rosa Farya, Regina Rodrigues e Rogério Câmara são os artistas visuais estudados na obra. Colnago, Hilal e Guimarães, além de Margarete Sacht Góes, estarão presentes no lançamento para participar de um bate-papo com o autor, que é professor do Departamento de Artes Visuais e chefe da Divisão de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura da Ufes.

Os personagens analisados estão na Ufes ou tiveram passagem pela instituição, ocupando o cargo de professor ao mesmo tempo em que atuam (ou atuavam) como artistas. “Esse trabalho cruza os discursos desses artistas, assim como seus métodos de ensino de arte, contendo extensas entrevistas com cada um deles”, explicou o autor.

Debate

Ao produzir o livro, o objetivo de Santos Neto é “trazer a fala do artista que, no trabalho duplo de criar e ensinar, promove um processo reflexivo que lança luz sobre outras superfícies e se volta sobre seu próprio caminho, iluminando-o e produzindo novos conhecimentos”. A obra apresenta conversas entre amigos e colegas, artistas e professores, trazendo debates relevantes para o entendimento da prática do ensino de arte em instituições de ensino superior. O tema percorre questões capazes de fazer o leitor refletir sobre o lugar do artista na universidade.

A fala do artista professor: criação artística e ensino de arte está a venda na Livraria da Ufes e no site da Edufes (www.edufes.ufes.br), onde também está disponível para download.

Texto: Adriana Damasceno