Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas com projeto que ajuda a elaborar currículo

28/07/2020 - 15:58  •  Atualizado 29/07/2020 19:40

Mais de 300 pessoas de 11 estados do Brasil já foram atendidas pelo projeto Currículo do bem, iniciativa de estudantes dos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia da Ufes que auxilia pessoas em situação de desemprego a elaborarem um currículo de forma a melhorar suas chances de recolocação no mercado de trabalho, um dos desafios de quem perdeu o emprego durante a pandemia.

A ação social é promovida por estudantes ligados à empresa júnior de consultoria GDI Júnior e é uma ajuda, principalmente, para quem tem dificuldades em acessar tecnologias ou não está familiarizado com técnicas de como elaborar um bom currículo.

A ideia surgiu em maio, sendo que o planejamento do projeto durou aproximadamente um mês. “A principal dificuldade que identificamos é o desconhecimento de algumas pessoas acerca de quais informações devem estar contidas no currículo”, explica a estudante de Arquivologia Juliana Martins. Assim, foram realizadas discussões e rodas de capacitação para se definir quais seriam os melhores modelos e métodos para elaborar currículos.

“Os feedbacks estão sendo positivos, muitas pessoas nos falam que não sabiam como formatar um currículo de forma correta e que o projeto as ajudou nisso”, diz Lívia Machado, estudante de Biblioteconomia. Além dos currículos, o projeto envia um e-book com indicações de cursos gratuitos para qualificação.

Atendimento

O apoio pode ser solicitado diretamente aos membros da GDI Júnior ou na página do Instagram do projeto (@gdijunior). Para que os colaboradores consigam agilizar o atendimento, é necessário que sejam enviadas cópias da carteira de trabalho e de eventuais certificados de cursos de qualificação. O atendimento é feito de forma remota e os currículos serão entregues aos beneficiários em até 48 horas.

O projeto está previsto para continuar até o dia 15 de agosto, porém há a possibilidade de extensão, a depender da demanda. A GDI Júnior conta com a tutoria das professoras Margarete Moraes e Ana Cláudia Campos, dos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia, respectivamente.

Texto: Vinícius Fontana