Mais de 80 estudantes participam de aula inaugural da disciplina Empreendedorismo

19/03/2019 - 15:54  •  Atualizado 19/03/2019 17:24

Mais de 80 estudantes compareceram na noite dessa segunda-feira, 18, à aula inaugural da disciplina de Empreendedorismo, realizada no Centro Tecnológico, campus de Goiabeiras. Coordenada pela professora do Departamento de Engenharia de Produção Míriam de Magdala, a aula contou com a participação da empresária capixaba Júlia Caiado.

Durante as duas horas de aula, os estudantes conheceram o programa da disciplina, bem como as pessoas e empresas cujos cases serão apresentados no decorrer do semestre. Além disso, os estudantes se familiarizaram com alguns termos técnicos utilizados no meio empreendedor, como ecossistema, startups e CEO. “O principal ponto foi falar desse vocabulário e a receptividade foi muito boa. Alguns alunos fizeram perguntas, o que tornou a aula bem interativa. O resultado foi positivo”, analisa a professora Míriam.

A empresária Júlia Caiado fez uma análise do empreendedorismo na Grande Vitória e explicou sobre a cultura, os principais eventos que acontecem na área e as instituições de apoio e de fomento e financiamento.

Palestras

Para as próximas aulas, Míriam pretende continuar as discussões acerca do empreendedorismo, com conteúdo e cases. “Também queremos levar para as aulas palestras com empresários do ecossistema. Na próxima quarta-feira, por exemplo, teremos o case do Café Caramello”, declara,referindo-se à palestra que acontecerá durante a aula do dia 27 de março.

O estudante do sexto período de Engenharia Ambiental Virgílio Altoé Neto foi um dos que assistiram à aula de ontem. Ele, que inicialmente se interessou pela disciplina pensando em aumentar a carga horária de matérias no semestre, diz ter gostado muito do conteúdo apresentado. “Achei a proposta moderna e inovadora, bem diferente do que se vê em outras aulas. Acredito que a disciplina de Empreendedorismo pode ser o diferencial na minha carreira”, comenta.

Para Míriam, a importância da disciplina está em apresentar aos estudantes um pensamento contemporâneo, para que eles não pensem em soluções apenas com o objetivo de ganhar dinheiro: “Isso é mais do mesmo. A gente tem que pensar no desenvolvimento sustentável, no tripé sustentabilidade financeira, equidade social e proteção ao meio ambiente simultaneamente”, conclui.

Matrícula

A disciplina Empreendedorismo é parte do projeto Empreendedorismo na Ufes, cujo lançamento oficial ocorreu em 14 de março. A oferta, neste semestre, é aberta a estudantes de qualquer curso da Ufes. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 18 às 20 horas, na sala 104 do prédio CT 12, no campus de Goiabeiras.

A matrícula na disciplina poderá ser realizada no período da segunda chamada, entre os dias 25 e 29 de março, e as vagas são limitadas a 80 alunos. Os interessados já devem assistir às aulas, mesmo antes de ter efetivado a matrícula.

Os encontros abordarão temas como escolha e avaliação do negócio; estratégias empresariais; análise financeira; plano do negócio; análise do mercado; desenvolvimento do negócio; e riscos.

Para receber informações atualizadas sobre o projeto Empreendedorismo na Ufes, basta inscrever-se no link http://bit.ly/InscricaoUfes . Detalhes sobre o projeto estão disponíveis no site empreendedorismo.ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno