Manual do Estudante traz informações necessárias para a vida acadêmica

24/03/2017 - 18:09  •  Atualizado 28/03/2017 15:14

O primeiro semestre de 2017 da Ufes tem início nesta segunda-feira, 27. Para os estudantes que estão iniciando a vida acadêmica ou começando a frequentar os campi, a Ufes preparou um Manual do Estudante, com informações que são fundamentais para o dia a dia na Universidade.

Veja abaixo algumas delas:

Matrícula

A Prograd (Pró-Reitoria de Graduação), localizada no primeiro prédio em frente ao ponto de ônibus da entrada norte, organiza a vida acadêmica dos estudantes. Assuntos como matrícula, estágio, programa de bolsas, trancamento de matrícula, colação de grau e desligamento são gerenciados pela Prograd, que também é responsável pela elaboração do calendário acadêmico e pelo registro de diplomas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 21h.

Informações: 4009-2410 / www.prograd.ufes.br

Assistência estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), no segundo piso do Centro de Vivência do campus de Goiabeiras, compreende os departamentos de Assistência Estudantil, de Projetos e Acompanhamento ao Estudante e de Cidadania e Direitos Humanos. Atua na preparação para o exercício da cidadania e eliminação de preconceitos, e na assistência aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Informações: 3145-4587 / www.proaeci.ufes.br.

Portal do Aluno

O Portal do Aluno é o espaço no site da Ufes dedicado à vida acadêmica do estudante. Lá estão informações como o horário individual, histórico parcial e a grade do curso. É nesse portal que são feitas as solicitações de matrícula e a confirmação de matrícula nas disciplinas solicitadas. Para acessar o Portal do Aluno, basta entrar no endereço www.prograd.ufes.br/portaldo-aluno e digitar o número da matrícula e a senha fornecida pela Prograd.

Informações: 4009-2322.

Restaurante Universitário

A Ufes tem atualmente quatro unidades de Restaurante Universitário (RU), nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, com atendimento aos usuários de segunda a sexta-feira. O RU serve alimentação a preço acessível, mas o estudante pode requerer desconto no valor cobrado, desde que comprove carência financeira.

Informações: 4009-2361 / www.ru.ufes.br

Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB)

Os estudantes da graduação da Ufes são inscritos, automaticamente, como usuários em todas as Bibliotecas do SIB a partir da efetivação da matrícula. A partir daí, têm direito ao empréstimo de três exemplares por um período de 14 dias. Quem estiver em débito com o SIB pode sofrer penalidades, entre elas o não processamento da matrícula. Por meio do site www.acervo.bc.ufes.br é possível consultar o acervo, realizar reservas, renovações e controle de todo o material emprestado. A maior biblioteca é a Central, localizada no campus de Goiabeiras. Mas há outras, setoriais, nos quatro campi da Ufes.

Informações: 4009-2400.

Centro de Línguas

Funciona no campus de Goiabeiras e atende a comunidade universitária e o público externo. Oferece cursos de inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, além do curso de português para estrangeiros e para fins de concursos.

Informações:  4009-2880 ou 4009-2875 / www.clinguas.com.br

Bolsas

A Ufes disponibiliza bolsas de monitoria à comunidade acadêmica por meio de diversos programas, envolvendo estudantes de todos os Centros de Ensino. Os programas estão relacionados a bolsas de ensino, iniciação científica, extensão, entre outras.

Informações: www.prograd.ufes.br/pib .

Ouvidoria

A Ouvidoria Geral, no Centro de Vivência do campus de Goiabeiras, é responsável por receber eventuais reclamações sobre questões relacionadas à comunidade universitária, que são encaminhadas aos setores competentes para respostas e soluções. O ouvidor-geral é o mediador entre a Administração da Ufes e os segmentos da Universidade e da sociedade.

Informações: 4009-2209 / www.ouvidoria.ufes.br

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)