MEC prorroga até domingo, 27, o prazo de inscrições do Sisu

25/01/2019 - 06:40  •  Atualizado 28/01/2019 06:50
Compartilhe

Os interessados em concorrer às 2.776 vagas oferecidas pela Ufes em 73 cursos nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus no 1º processo seletivo do Sisu 2019 devem ficar atentos: o Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até o próximo domingo, 27. As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br.

Segundo comunicado emitido pelo MEC nesta quinta-feira, 24, “a medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso”. Confira aqui a nota oficial do MEC.

O Ministério também anunciou que as atualizações só serão realizadas à zero hora (horário de Brasília) desta sexta-feira, 25, de sábado, 26, e de domingo, 27. A divulgação do resultado da seleção continua prevista para a próxima segunda-feira, 28.

Ufes

Os candidatos às vagas da Ufes devem fazer a leitura do Edital de Regulamentação Sisu/Ufes 2019, com as normas para acesso aos cursos de graduação da Ufes e do Termo de Adesão firmado entre a Universidade e o Ministério da Educação. Neste documento estão relacionados o número de vagas ofertado por cada curso da Instituição em cada modalidade de ingresso, além das notas mínimas que o candidato deve obter no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas de cada curso. Todas as informações estão disponíveis no site www.sisu.ufes.br.

Uma das novidades do Sisu/Ufes 2019 é que todas as vagas ofertadas são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. Para concorrer às vagas referentes ao segundo semestre, os candidatos deverão participar do 2º processo seletivo do Sisu 2019, no qual a Ufes ofertará um novo quantitativo de vagas.

Os cursos que não ofertarem vagas para ingresso no primeiro semestre ofertarão para ingresso no segundo semestre, à exceção daqueles que possuem processos seletivos específicos, realizados pela Universidade, como Licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras e Bacharelado e Licenciatura em Música.

Outra mudança está relacionada aos candidatos autodeclarados PPI. No processo seletivo de 2019, todos os candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas) serão convocados para entrevista presencial individual com membros da Comissão de Avaliação Étnico-Racial. Não haverá mais análise prévia de fotografia tamanho 10 x 15, como ocorreu no processo de 2018. Segundo o edital, a verificação feita pela Comissão levará em conta única e exclusivamente as características fenotípicas do candidato, jamais a ascendência.

Já os candidatos com deficiência deverão apresentar laudo médico específico, assinado por um médico especialista, contendo na descrição clínica o tipo e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência e as limitações impostas pela(s) deficiência(s). O laudo será analisado pela Comissão de Análise de Laudo Médico da Ufes.

A lista com toda a documentação necessária para os candidatos classificados (em todas as modalidades) realizarem a matrícula na Ufes pode ser verificada no edital.

Todas as informações sobre o Sisu/Ufes são publicadas no site sisu.ufes.br.

Texto: Ana Paula Vieira

Leia também: Sisu/Ufes 2019: Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo