Mestrado em Comunicação é aprovado pela Capes

12/12/2013 - 18:08  •  Atualizado 18/12/2013 10:18

Por Hélio Marchioni

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades foi aprovado nesta quinta-feira, 12, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa vai iniciar suas atividades em 2014 com o curso de Mestrado em Comunicação e Territorialidades, no Centro de Artes, campus Goiabeiras.

O curso será um mestrado acadêmico e terá duas linhas de pesquisa. Uma delas será Comunicação e Poder, e vai pesquisar o contexto socioeconômico, político e cultural das ocorrências comunicacionais nos diversos territórios da contemporaneidade. A segunda linha de pesquisa será Práticas e Processos Comunicacionais, que vai investigar práticas, processos e produtos comunicacionais que ocorrem nas territorialidades, com destaque para as estéticas, as linguagens e os discursos.

O mestrado terá duração de dois anos e a previsão é que para a primeira turma sejam ofertadas 10 vagas. O programa iniciará suas atividades com 10 professores doutores, das áreas de Comunicação, Geografia, Artes e Educação.

Produção

“A aprovação do Mestrado em Comunicação mostra que estamos no caminho certo. A nota do Enade e a consequente suspensão do vestibular não condiz com a realidade do curso de Comunicação Social. Nos quase 40 anos do curso, vivemos o momento mais produtivo e mais significativo da sua história. Temos uma produção intensa, um corpo docente jovem e de alta produtividade e o mestrado vem coroar todo o trabalho feito ao longo desses anos”, comemora o professor do Departamento de Comunicação Social e vice-diretor do Centro de Artes, Fábio Goveia.

Ele afirma ainda que a abertura do mestrado é um convite para aqueles que desejam ingressar no curso de Comunicação Social. “O mestrado vai permitir que alunos da graduação possam continuar suas pesquisas de iniciação científica e também poderá contribuir para ampliar a pesquisa na graduação, já que os alunos terão a perspectiva de continuá-las no mestrado”, explica.

Entre os principais objetivos do curso estão formar docentes, pesquisadores e profissionais que contribuam para a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação; capacitar recursos humanos para compreender e propor soluções alternativas na área da Comunicação; aprofundar os estudos em torno dos processos e práticas comunicacionais no âmbito regional; e possibilitar a ampla compreensão dos processos comunicacionais regionais e da Comunicação realizada nas organizações e instituições públicas e privadas.