Metrópolis retorna ao circuito do Cinemas em Rede com exibição nesta quinta, 19

17/04/2018 - 17:58  •  Atualizado 26/04/2018 11:21
Compartilhe

O Cine Metrópolis retomou a sua participação no projeto Cinemas em Rede, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Após as reformas e ações de modernização realizadas no cinema, por meio suporte material e técnico disponibilizado pelo projeto, o Metrópolis volta a participar da rede nacional.

O Cinemas em Rede é uma realização da RNP em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Nesta nova etapa, o Metrópolis exibe, nesta quinta-feira, 19, o elogiado filme Martírio, dirigido pelo antropólogo e documentarista Vincent Carelli, seguido de debate em rede, por meio de parceria com a Secretaria de Ensino a Distância (Sead) da Ufes.

De acordo com o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, a Ufes volta a integrar uma rede com outras 11 instituições de educação e cultura do país, compartilhando conteúdos, mostras e ciclos. “Um aspecto importante nessa nova etapa da parceria é que temos a possibilidade de apresentar a produção do audiovisual capixaba para outros centros do país”, pontuou. Segundo ele, o Metrópolis estará em rede, também, com os debates sobre pesquisas na área de audiovisual.

Os debates em rede – por meio de infraestrutura de internet avançada de alta capacidade – já estarão viabilizados a partir da exibição de Martírio, de acordo com Rogério Borges. “Esta ferramenta tecnológica insere o Metrópolis na conexão entre cinemas e exibidores das instituições federais de educação, pesquisa e cultura de todo o país”, destaca o secretário.

Modernização

Em 2017, com o suporte da parceria, a Secretaria de Cultura da Ufes modernizou o Metrópolis com a instalação de forro de fibra mineral com tratamento acústico, além de um novo projeto de iluminação. Foram instalados novos cabeamentos de som e feita a recuperação da rede elétrica.

O projeto de modernização do cinema inclui, também, a recuperação das 240 cadeiras da sala, intervenções físicas que asseguram acessibilidade aos portadores de deficiência física e de pessoas com mobilidade reduzida, e a instalação do equipamento Digital Cinema Package (DCP), que permite projeções digitais de acordo com os padrões tecnológicos mais modernos, e que são mantidos em festivais de cinema e em circuitos comerciais. “O projeto Cinemas em Rede foi decisivo para o resgate do Cine Metrópolis”, enfatiza Rogério Borges.

Além da Ufes (Cine Metrópolis), participam da rede 11 instituições: UFRGS (Sala Redenção – Cinema Universitário), USP (Cinusp), Cinemateca Brasileira (MinC), UFBA (Cinema da UFBA), Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj (Cinema da Fundação - Recife), Ufop (Cineteatro Vila Rica de Ouro Preto), UFPB (Cine Aruanda), UFG (Cine UFG), UFF (Cine Arte UFF), UFPel (Cine UFPel) e UFSCar (CineUFSCar).

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho