Mistanásia é tema de livro lançado pela professora Margareth Zaganelli

18/04/2016 - 16:30  •  Atualizado 20/04/2016 18:13

A professora do Departamento de Direito da Ufes, Margareth Zaganelli, lançou o livro “Mistanásia: a Morte Miserável”, organizado em parceria com a professora da Universidade Iguaçu (Unig), Hildeliza Cabral.

O livro aborda a área de estudo da Bioética, apresentando artigos sobre a mistanásia, termo utilizado para se referir às mortes precoces causadas pela falta de condições de infraestrutura, falta de atendimento médico, erro médico, questões políticas e sociais, entre outros. A obra é um projeto coletivo que traz artigos de profissionais da área e de estudantes da Ufes e da Unig.

Para a professora Margareth o livro pretende incentivar a discussão acerca do tema. “A mistanásia é um tema muito atual no Brasil, já que a morte precoce por questões sociais, políticas e de infraestrutura é uma realidade dura do país”.

A publicação é resultado da parceria entre o grupo de pesquisa em Bioética (Bioethik),  do curso de Direito da Ufes e do grupo  Bioética e Dignidade Humana, dos cursos de Direito e Medicina da Unig. “Mistanásia” foi publicado pela editora Brasil Multicultural e está disponível para compra no site www.brasilmulticultural.com.br .

Gestão Pública

Além do livro sobre mistanásia, Margareth Zaganelli também lançou o livro “O debate contemporâneo em gestão pública: Desafios e perspectivas”, organizado em parceria com a professora da Faculdade do Noroeste de Minas (Finom), Maria Célia Gonçalves.

O livro tem a proposta interdisciplinar de tratar as questões de gestão pública em um âmbito geral, com enfoque na gestão nacional. Os artigos publicados na obra pretendem atualizar conceitos, fundamentos e ferramentas da gestão pública, além de ressaltar a necessidade de desenvolver uma cultura administrativa voltada para transparência e resultados.

A obra é resultado de um trabalho coletivo entre a Finom e o Mestrado Profissional em Gestão Pública da Ufes, e foi publicada pela editora Finom.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)