Mostra de robôs e projetos tecnológicos são atrações da XV Semana de Engenharia

20/08/2018 - 11:00  •  Atualizado 27/08/2018 14:33

O campus da Ufes em Goiabeiras sedia esta semana a XV Semana de Engenharia (Seng), evento organizado por estudantes do Centro Tecnológico com a proposta de criar uma experiência que instigue o senso crítico e contribua para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes de Engenharia.

A abertura oficial do evento será realizada nesta segunda-feira, 20, às 19 horas, no Teatro Universitário, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e da vice-reitora Ethel Maciel; do diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini; e da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-ES), Lúcia Villarinho.

A palestra de abertura, com o tema Inovação Global e aberta, trazendo transformação digital e tecnológica nas empresas e universidades, será ministrada pela Head of Innovation e líder do projeto Vetor AG (aceleradora de startups da Andrade Gutierrez), Gláucia Costa, que abordará a necessidade de inovação no ramo da engenharia, em seus vários setores.

A programação da XV Semana de Engenharia vai até sexta-feira, 24, e inclui visitas técnicas a empresas capixabas, minicursos, workshops, palestras, competições e mostra de projetos desenvolvidos no Espírito Santo, como Lysa, o Cão-Guia Robô, projeto de responsabilidade social cujo objetivo é auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência visual; o SAE AeroDesign, projeto de extensão da Ufes destinado à concepção e construção de aeronaves não tripuladas rádio-controladas; e o projeto Baja, que tem como objetivo projetar e construir um veículo off-road, visando a aplicação prática dos conhecimentos da área da engenharia adquiridos em sala de aula.

Muitos desses projetos têm participação de destaque em competições nacionais e internacionais, como a SAE Brasil AeroDesign e a BAJA SAE, disputadas por diversas instituições de ensino superior do país e do mundo.

Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site https://semanadaengenharia.com .

Texto: Thereza Marinho