Mostra Documentos Autorais discute documentário enquanto narrativa cinematográfica

03/07/2017 - 18:22  •  Atualizado 04/07/2017 11:33

Documentário e ficção sempre são pensados como gêneros opostos dentro do cinema. Por isso, com a proposta de afirmar a narrativa documental como um gênero híbrido, que acessa recursos criativos da ficção em sua produção, tem início em Vitória, nesta segunda-feira, 3, a mostra Documentos Autorais. Com entrada franca, o evento busca discutir e conhecer as possibilidades do documentário enquanto narrativa cinematográfica a partir das 19 horas, no Cine Jardins.

Com curadoria de Gonzado de Pedro, espanhol membro da equipe de programação do Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça) e diretor ção artística do Festival Margenes.org, o evento tem apoio da Ufes por meio da Secretaria de Cultura da Universidade.

Na programação, que se estende até sexta-feira, 7,  estão presentes 12 filmes de longa e curta duração, produzidos no México, Canadá, Espanha, Chile, Equador, Bolívia, Bósnia e Brasil. Para os idealizadores do evento, Alberto Greciano e Ursula Dart, a mostra, além de oferecer ao público capixaba obras inéditas no circuito nacional, visa refletir sobre as possibilidades criativas na linguagem audiovisual.

Oficina na Ufes

Como desdobramento da mostra, a Ufes sediará, de 17 a 20 de julho, das 14 às 18 horas, a oficina "Entre o real e a realidade: representação, ensaio, interação e imersão no documentário contemporâneo".

Com vagas esgotadas, o curso vai discutir ferramentas teóricas para pensar criticamente o documentário contemporâneo e conta a presença de Alberto Greciano, pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), do Departamento de Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A atividade será realizada no Prédio Multimeios, localizado no Centro de Artes, no campus de Goiabeiras.

A programação completa da mostra está disponível na página do evento no Facebook.

Texto: Isabella Altoé