Musicalidade africana é tema do IV Festival Torta Black na Ufes

12/04/2016 - 18:06  •  Atualizado 15/04/2016 11:28

Com a proposta de aproximar o meio acadêmico da cultura popular, o campus de Goiabeiras recebe, a partir desta quarta-feira, 13, a 4ª edição do Festival Torta Black, que este ano dará ênfase à musicalidade de matriz africana e aos diversos ritmos pertencentes aos povos afrodescendentes.

A abertura do evento será às 19h30 no Cine Metrópolis. Entre as atividades dessa primeira noite, está prevista uma homenagem ao Jongo e ao Caxambu, variantes de uma dança de roda de origem angolana, herança da cultura negra presente no Espírito Santo. A homenagem será a Maria Amélia, mestra do Jongo de Sant’Ana em Conceição da Barra, e a Maria Laurinda Adão, mestra do Caxambu Santa Cruz (Comunidade Quilombola de Monte Alegre). Ainda nesta noite haverá exibição do filme O Jongo no ES e uma Roda de Jogo.

Nesta edição, o destaque do Torta Black é a música e a formação musical. Por isso, serão ofertadas oficinas de pandeiro, caxambu e de ritmos de escolas de samba. Marcus Suzano, percussionista brasileiro que já gravou com grandes nomes da música nacional, ministra a oficina de Pandeiro nos dias 14 e 15 no Estúdio de Música do prédio Multimeios, das 14 às 17 horas. A oficina de Caxambu fica a cargo dos integrantes do grupo Caxambu Santa Cruz e será realizada no Cemuni I no dia 14, também das 14 às 17 horas. Já a oficina de Ritmos de Escolas Samba, que tem direção do mestre de bateria Glaydson Santos, será ministrada das 19 às 22 horas nos dias 14 e 15 na Cantina do Centro de Artes. Para encerrar a programação, a noite do dia 15 ainda conta com a audição das oficinas e shows com MC Adikto, com o grupo de rap Conteúdo Paralelo e com Marcos Suzano, a partir das 19 horas, no Teatro Universitário. Todas as atividades do evento são gratuitas.

O Torta Black é um projeto do Centro Cultural Caieiras & Instituto Manguerê, realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura 2015) e apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, do Centro de Artes, do Departamento de Música, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e da Rádio Universitária. Também apoiam a iniciativa a Fundação Palmares, a Escola de Samba Pega no Samba e a empresa Pixx Fluxx.

Conheça a programação completa:

Dia 13 de abril

Cine Metrópolis
19h30 - Abertura Oficial do Evento
19h45 – Grupo Arakorim – Hino da África
20h - Painel de Abertura - “Década Internacional dos Afrodescendentes: Reconhecimento - Justiça – Desenvolvimento”.
21h - "Homenagem ao Jongo/Caxambu"
21h15 - Exibição do filme O Jongo no ES – 16 min
21h30 – Roda de Jongo

Dia 14 de abril